Pedigree - Conceito, o que é, Significado

O conceito pedigree se refere à genealogia dos animais. Em outras palavras, o pedigree de um animal se consegue através de técnicas de reprodução e manipulação genética para ter a pureza da raça do animal. Tudo isso significa que um animal com pedigree é aquele que não sofreu nenhum tipo de alteração genética em sua raça, portanto, este animal conserva todas as características genuínas de sua raça.

Por outro lado, entende-se por pedigree o documento específico que expressa os dados que confirmam e garantem a autenticidade do animal em relação a sua raça.

Um esclarecimento sobre a grafia do termo

Em relação ao termo, podemos encontrar duas grafias diferentes e válidas: pedigree e pedigrí. A primeira versão vem do inglês e por sua vez se incorporou ao francês, mais especificamente à expressão “pied de grue” (pata de grou). Isto se deve aos pecuaristas ingleses que tinham o costume de marcar os animais com três linhas retas, um símbolo parecido com as patas de um grou. A expressão originária em francês não é fácil de pronunciar para os ingleses, por isso eles adaptaram este galicismo ao idioma inglês. Já o termo pedigrí é a forma castelhana da palavra em inglês.

O mercado dos pedigrees

O interesse em obter um bom pedigree de certas raças animais se deve a diversas razões. Para um pecuarista ou pastor é importante que seus animais tenham a melhor qualidade de raça possível, circunstância que se traduz em maior produtividade e beneficio econômico.

Devido ao alto custo da produção dos animais com pedigree, seus preços no mercado são muito valorizados para os apaixonados ou criadores que se dedicam profissionalmente a isso. Por este motivo, alguns exemplares de certas espécies podem ter alto custo, como mostram os cavalos de competição, os garanhões, outros concursos de animais, etc.

Apesar de o pedigree ser uma tentativa legítima de conservar e melhorar a pureza de uma raça, não se deve esquecer que algumas raças animais com pedigree não estão isentas de problemas físicos, como acontece com algumas raças de cachorros com problemas respiratórios, alérgicos ou de mobilidade, em consequência de um cruzamento artificial de raças (bulldog, boxers, entre outros).

Imagens: iStock. Mordolff / Jason Doiy

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: