Parasitologia - Conceito, o que é, Significado

ParasitologiaA parasitologia é uma ciência biológica que estuda o parasitismo: fenômeno pelo qual se encontra a presença de um ser, o chamado parasito, que se hospeda em outro o ser (o hospedeiro).

Para detalhar um pouco mais desta definição, pode-se dizer que a parasitologia é um ramo da ecologia que estuda as relações entre os parasitos e os hospedeiros, assim como os fatores ambientais que influenciam estas relações. Graças à parasitologia é possível conhecer o comportamento dos vírus, dos fungos, das bactérias e dos demais organismos parasitários.

A transmissão dos parasitos

Uma das formas mais habituais de transmissão de parasitos acontece com alguns insetos (em especial as moscas) que colocam seus ovos sobre as feridas abertas no corpo de outro animal, quando não diretamente sobre algum dos seus orifícios naturais, como no ouvido ou nas fossas nasais. Uma vez eclodidos os ovos, as larvas penetram na carne e começam a alimentar-se do seu hospedador.

Por outro lado, também há a possibilidade do parasito ter uma localização ectópica, ou seja, ter uma localização diferente do que corresponde habitualmente. Quando surgem estes casos, a patologia pode ser mais acusada do que nos casos normais.

Os parasitos também podem protagonizar movimentos migratórios dentro do corpo do hospedador. Este é o caso de parasitos que penetram na carne do hospedador e atravessam sua torrente sanguínea, assim como é o caso dos parasitos que se adaptaram a viver fora do seu habitat natural, mas que ainda tem como estagio final um ponto concreto do organismo (a bexiga, os rins ou o fígado).

Relações parasitárias

Entre os tipos de relações parasitárias mais comuns, podemos destacar aqueles que se englobam dentro de um grupo de comensalismo. Neste caso a relação parasitária é obrigada, podendo ter um caráter ecológico, trófico ou misto. Trata-se de um parasitismo cujos benefícios são unicamente para o parasito, enquanto que o organismo hospedador não tem nenhum benefício, assim como não apresentam prejuízo algum.

Dentro das relações de comensalismo podemos citar algumas subclasses:

Comensalismo simples: é a associação da qual um parasito se alimenta dos resíduos deixados pelo hospedador, por exemplo, o tubarão e o peixe piloto.

Forésia: o parasito obtém uma forma de locomoção como acontece com os tubarões e as rêmoras.

Imagem: iStock - decade3d

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: