Parafilia - Conceito, o que é, Significado

ParafiliaA atividade sexual dos humanos apresenta muitas vertentes: a reprodução, a dimensão afetiva, o erotismo, a pornografia, a moralidade associada ao sexo e uma vasta gama de perspectivas. De maneira simplificada, pode-se dizer que o coito e os preliminares sexuais são as principais fontes de prazer. Entretanto, o prazer sexual vai além, pois pode acontecer de várias maneiras. Assim, todas as tendências sexuais e eróticas diferentes das convencionais com as quais podem dar prazer são conhecidas como parafilia. Em relação à palavra parafilia, esta vem do grego para (além de) e filia, que significa amor.

Os especialistas em comportamento sexual classificam a parafilia como uma fixação, ou seja, são tendências sexuais relacionadas a um desejo.

Existe vários tipo de parafilia e cada uma delas tem sua própria denominação.

O fetichismo é a atração por alguma parte do corpo humano, por exemplo, pelos pés, axilas ou mãos. O masoquismo provoca excitação sexual pelo uso de alguma violência. Há pessoas que sentem prazer usando uma linguagem suja, conhecida como coprolalia. A lista de parafilias é ampla: acrotomofilia (atração por pessoas que tenham membros amputados), efebofilia (atração por adolescentes), amaurofilia (excitação sexual da pessoa pelo parceiro que não é capaz de vê-la), amomaxia (atração em praticar sexo no automóvel).

Diversas maneiras de entender as parafilias

Não há uma única avaliação sobre a parafilia. Para alguns, trata-se de tendências sexuais curiosas ou “estranhas” mais ou menos chamativas. Outros consideram que a parafilia expressa algum tipo de transtorno obsessivo.

Do ponto de vista moral, podem ser avaliadas como desvios, perversão ou formas pecaminosas de entender a sexualidade. Certas parafilias são tão chamativas que se encontram relacionadas às condutas doentias, por exemplo, a consuerofilia consiste em costurar partes do corpo para obter prazer; e a hemotigolagnia (prazer pelo sangue recém-derramado).

Uma abordagem diferente das parafilias

Parafilia-bNo filme espanhol de 2016, “Kiki, o amor se faz” se aborda o tema parafilia através de uma ótica diferente: o humor. Os personagens principais desse filme apresentam diversas parafilias, mas dentro da história essas tendências sexuais curiosas aparecem num contexto divertido e com um tratamento despreocupado, sem avaliações morais.

O filme comunica uma mensagem bem clara: cada indivíduo vive o prazer sexual a sua maneira e cada pessoa tem seu próprio algo estranho.

Imagens: iStock. heather_mcgrath / Aleutie

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: