Paradigma - Conceito, o que é, Significado

ParadigmaO ser humano é aquele que atua de forma constante e também tem a capacidade de aprender. Neste sentido, vale destacar que nenhum método tem tanto valor de influência positiva como o exemplo prático. Dessa forma, um paradigma se refere precisamente a um exemplo concreto, a um padrão determinado, que é claro, visual e que pode servir de referência para realizar determinada ação. O exemplo se torna um modelo a seguir. O paradigma mostra um modelo que serve de inspiração para concretizar outros casos similares. Ele também é uma forma de classificar a realidade a partir do ponto de vista do conhecimento dessa realidade.

Do ponto de vista do comportamento humano, vale destacar que a fábula é um exemplo de paradigma. Através de uma história ela oferece conclusões concretas e específicas para refletir sobre uma determinada ação.

O termo paradigma tem um significado ou outro dependendo do contexto que está inserido. Por exemplo, no contexto da psicologia, o paradigma mostra uma aceitação de ideias, as crenças assumidas e os pensamentos interiorizados na primeira fase da vida. A infância é uma das melhores fases da vida e que marca o plano da felicidade. Desta forma, dentro desse contexto, o paradigma se refere aos diferentes tipos de comportamento humano de acordo com os mais variados esquemas mentais.

Outro possível significado de paradigma tem a ver com o campo científico, cujo significado contemporâneo foi dado pelo cientista Thomas Kuhn e se refere às práticas utilizadas em uma disciplina científica. O paradigma tem a ver com o exemplar, ou seja, com o correto. Deste ponto de vista, o paradigma leva em conta aquilo que tem que ser observado e escutado, como deve ser feito uma abordagem e também como deve ser valorizado o resultado de uma pesquisa específica. No campo científico, um paradigma também dá como resultado um modelo concreto.

Dentro desse contexto, também podemos falar da mudança de paradigma, que mostra uma mudança significativa e de inflexão na ciência. A mudança de paradigma mostra o princípio de uma nova etapa na ciência que está em processo de evolução constante, onde o conhecimento prévio também é importante.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: