Pangeia - Conceito, o que é, Significado

PangeiaHá 600 milhões de anos toda a massa de terra emergida formava uma unidade, uma massa compacta. Este único continente recebia o nome de Pangeia, estava rodeado pela imensidade oceânica e era conhecido como Pantalassa.

Do ponto de vista terminológico, a palavra pangeia é formada pelo prefixo grego “pan” que quer dizer todo e por “geia” que significa terra. Portanto, pangeia quer dizer toda a terra.

A formação da Terra como a conhecemos

Segundo os geólogos, há 300 milhões de anos o supercontinente Pangeia começou a fragmentar-se lentamente em dois grandes continentes: ao norte Laurásia e ao sul Gondwana, ambos separados pelo primeiro mar, conhecido como Mar de Tétis. Há 135 milhões de anos, alguns fragmentos deste megacontinente começaram criar a forma das massas continentais atuais, tais como a América do Norte, a América do Sul, a Eurásia e a África. Durante milhões de anos as massas de terra emergida continuaram a se separar até que finalmente se formou a situação atual dos continentes, ocorrida aproximadamente há 30 milhões de anos.

A teoria da deriva continental

O processo de transformação da Terra é chamado de deriva continental. Os especialistas acreditavam que o movimento dos continentes aconteceu por causa do desprendimento de três grandes placas. Há duas placas continentais e uma que se encontra abaixo do oceano, chamada de placa oceânica. O movimento das placas é apoiado sobre um material macio no interior da terra, que recebe o nome de astenosfera.

A teoria da deriva continental surgiu em 1912 e foi feita pelo geofísico alemão Alfred Wegener, considerado o precursor da geologia conhecida atualmente. Segundo suas pesquisas, a existência da Pangeia como estrutura única era demonstrada por dois aspectos geológicos muito importantes: as formas dos continentes atuais e o encaixe entre eles, assim como a semelhança dos registros fósseis nas diversas áreas do planeta. Esta informação lhe fez concluir que houve uma superestrutura continental, uma terra unida que recebeu o nome de Pangeia.

O uso da terminologia na Geologia

O vocabulário próprio da geologia é baseado no grego e no latim. Assim, além da palavra Pangeia, deve-se destacar que as placas tectônicas provêm da palavra tektónicos (o que constrói), a palavra vulcão vem de vulcano (o Deus do fogo e dos vulcões para os romanos) e oceano deriva do grego okeanos (a extensão do mar que rodeia a Terra).

Imagem: iStock. lan ning

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: