Paleografia - Conceito, o que é, Significado

O ser humano sempre teve a curiosidade de conhecer seu passado. A história é o conhecimento geral onde é possível rastrear o que aconteceu em outras épocas. Para que esta tarefa seja efetiva é necessário recorrer a uma disciplina que serve de auxílio para a história, a paleografia.

Etimologicamente, paleografia significa escrita antiga. Desta maneira, esta ferramenta do saber histórico é responsável em decifrar os textos da antiguidade.

A tarefa do paleógrafo consiste em conhecer todos os aspectos relacionados ao conteúdo de uma escrita que pertence a um tempo distante da história da humanidade

Para isso é preciso saber o tipo de papel empregado (pergaminho, papiro ou papel), o formato do livro (rolo ou códice), assim como os sinais, as abreviaturas e todos os detalhes que possam proporcionar uma informação útil. O objetivo principal da paleografia é determinar se um texto é verdadeiro ou se trata de uma cópia ou falsificação. O paleógrafo deve ser um profundo conhecedor da língua em uma escrita e, logicamente, do alfabeto utilizado. Ao mesmo tempo, precisa ter profundo conhecimento do contexto histórico de um manuscrito, do possível autor, do arquivo que se encontra e de tudo relacionado à sua elaboração.

Como conhecimento auxiliar da história, a paleografia está diretamente relacionada à outra disciplina, a diplomática, na qual consiste em determinar o tipo de documento sobre o que se escreve algo, ou seja, se o documento pertence ao campo civil, militar ou religioso e qual sua função específica. Não existe um limite claramente definido entre paleografia e diplomática, pois ambas têm ligações em comum. As duas realizam uma tarefa investigativa do passado através de escrituras e documentos históricos.

A origem histórica

A paleografia como conhecimento acadêmico teve início na França, no século XVIII, no período conhecido como Iluminismo, embora desde a antiguidade o que se tentava era compreender toda a informação facilitada pelas testemunhas mais remotas no tempo.

Dentro do quadro global da história, a paleografia foca aquilo que o homem escreveu no passado, mas deve-se destacar que há outras disciplinas afins à história que também tem a função de indagar sobre aspectos de um tempo distante, como a arqueologia, a numismática e a heráldica.

Imagem: iStock. traffic_analyzer

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: