Ouvido - Conceito, o que é, Significado

OuvidoDenomina-se ouvido ao órgão responsável pela captação de sons dos mamíferos. Definitivamente, é o responsável pela audição, um dos cinco sentidos. O ouvido é composto por várias partes que se encarregam de aumentar a intensidade dos sons que são provocados por nervos e processados ao cérebro. Conforme a espécie animal a ser considerada, este órgão pode ter vários graus de desenvolvimento e, em alguns, é de grande importância para a sobrevivência da espécie em questão. Com o tempo e a evolução, o ouvido teve um desenvolvimento considerável e uma adaptação ao meio.

O som é sempre transmitido através de um meio particular; assim, o mais comum é que o ser humano capte o som através do ar. Quando as ondas sonoras entram em contato com o ouvido, o processo naturalmente seguido é o de amplificação. Assim, o som percorrido do ouvido externo chega ao tímpano até atingir o ouvido médio. Quando finalmente chega ao ouvido interno, o cérebro interpreta os impulsos elétricos.

O ouvido tem grande importância nas atividades cotidianas. Assim, além de escutar, permite também o equilíbrio. Na verdade, se observarmos os animais com alto grau de equilíbrio, vamos perceber que eles apresentam grande desenvolvimento em sua capacidade auditiva. Desta forma, os animais podem locomover-se em alturas elevadas e com pouco espaço sem que haja a possibilidade de algum dano. Mesmo quando caem, a probabilidade do impacto é a menor possível.

Quando o ouvido é afetado em alguma de suas partes pode acontecer a surdez. Em alguns casos, ela é congênita, ou seja, pode ser herdada pela família. Neste caso, muitas vezes, algumas pessoas apresentam dificuldades no desenvolvimento da fala e precisam desenvolver a linguagem de sinais para comunicar-se. Em outros casos, a surdez é causada por alguma situação externa. É comum que os problemas de audição aumentem com o tempo, assim que uma pessoa ou animal atinge uma idade avançada. O ruído certamente pode ser um fator para esta predisposição com o tempo, embora também existam outros tipos de doenças.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: