Ortorexia - Conceito, o que é, Significado

O termo ortorexia vem do grego e literalmente significa comer o correto (orthos quer dizer correto e orexis significa desejo ou apetite).

A ortorexia é um transtorno da conduta e consiste no comportamento obsessivo em relação à alimentação saudável. Esta ideia pode ser contraditória em um princípio, pois comem alimentos sadios é algo bom. Entretanto, quem sofre de ortorexia exagera seu interesse pela comida sadia. Podemos comparar esta conduta com alguns distúrbios compulsivos em questões inicialmente positivas, por exemplo, o fato de lavar as mãos. Esta atitude é aceitável quando se faz várias vezes ao dia, mas deixa de ser quando é feita de maneira compulsiva.

A otorexia começa geralmente com a prática de hábitos de consumo sadio e acaba se tornando uma obsessão

As pessoas que têm essa conduta normalmente começam a interessar-se pela comida saudável porque entendem que é algo necessário, pois muitos alimentos possuem aditivos e substâncias pouco recomendáveis e tentam levar uma vida mais sadia possível. Com o passar do tempo, estas pessoas começam a planejar o que vão comer, calcular as calorias, ler todos os rótulos dos alimentos e, definitivamente, querem conhecer todas as propriedades do consumo diário. Se por qualquer motivo não podem levar uma dieta totalmente sadia se sentem culpadas.

Outra característica destas pessoas é a atitude orgulhosa que têm em relação a seus hábitos alimentares

Na verdade, é comum tentarem contagiar os demais com esse vício. Em certas ocasiões, chegam a menosprezar aqueles que não aderem a este tipo de comportamento. Obviamente, esta atitude envolve um problema social, uma vez que não é fácil conviver com indivíduos com ortorexia.

Na prática, os ortoréxicos costumam ter obsessão com algum tipo de alimento (uns recusam os aditivos, outros exageram com os agrotóxicos, com as calorias ou hidratos de carbono).

Consequências da ortorexia

As rígidas normas autoimpostas pelos ortoréxicos podem provocar problemas de saúde, especialmente uma extrema magreza, por exemplo, em alguns casos se evitam as gorduras de maneira radical e isso provoca uma queda significativa de peso.

A ortorexia avançada pode causar desnutrição ou má nutrição. Por outro lado, pode ocasionar hiponatremia, ou seja, níveis baixos de sódio. Uma das causas da hiponatremia é o consumo excessivo de água, uma prática bastante utilizada entre os ortoréxicos.

O transtorno da ortorexia é uma patologia que habitualmente tem relação com outros distúrbios, como mostra a anorexia e a vigorexia

Do ponto de vista psicológico, as pessoas com ortorexia apresentam características muito parecidas com as pessoas que sofrem com algum transtorno obsessivo compulsivo, tais como depressão, ansiedade ou irritação.

Imagem: Fotolia. Gstudio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: