Organização Mundial de Saúde (OMS) - Conceito, o que é, Significado

omsO termo Organização Mundial de Saúde se refere a uma instituição encarregada de servir como ligação entre as diferentes instituições de saúde do mundo. Assim, serve como uma espécie de referência para explicar a situação da saúde nas mais variadas partes do mundo, através de uma visão geral que tenta criar e coordenar políticas para resolver os problemas de modo global. Ela depende das Nações Unidas e teve sua origem em meados do século XX. Na atualidade, está composta por vários estados-membros, que enviam delegados para participar de sua formação. Graças à OMS é possível definir políticas conjuntas sobre o tratamento dos problemas que ocorrem na área da saúde.

Existem várias situações a nível mundial por onde a ação de um conjunto de países pode ser determinante na resolução de problemas. Dada esta perspectiva, a missão da OMS é sem dúvida de grande importância. Assim, por exemplo, são coletados dados de todos os países-membros para ter conhecimento sobre qualquer tipo de problema que possa refletir nos demais. Um claro exemplo desta circunstância pode ser encontrado no desenvolvimento de uma nova doença ou de alguma outra que afete diretamente a população de um país. É importante ter um rápido conhecimento desta experiência para alertar outras situações de perigo. Por outro lado, a OMS estabelece metas específicas que significam um avanço no aspecto dos problemas de saúde.

No entanto, o papel da OMS não está livre de controvérsias. Na verdade, suas políticas em determinados níveis tratam de questões bioéticas que nem toda sociedade compartilha, mas que apresentam um papel tão centralizado que pode significar um problema. De fato, a OMS se destaca como uma autoridade da medicina que determina um padrão para os países, não necessariamente o mais conveniente. Na atualidade, o papel da OMS está cada vez mais importante do ponto de vista político público e privado no que diz respeito à área da saúde. Sem dúvidas este papel continuará sendo exercido da mesma maneira por muito mais tempo e a polêmica seguirá vigente.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: