Organismo Multilateral - Conceito, o que é, Significado

Organismo-MultilateralA ideia de organismo multilateral está inserida dentro do contexto das relações internacionais entre os países do mundo, como também apresenta o termo multilateralismo como sinônimo.

O organismo multilateral é uma entidade supranacional formada por vários países. Estas instituições foram criadas a partir do fim da 1ª Guerra Mundial e, sobretudo, depois da segunda, assim que a ordem internacional estava em perigo e o mundo dividido em dois blocos. O propósito deste tipo de organismo é alcançar acordos globais em relação a um determinado tema: comércio, cultura, cooperação ou para manter a paz.

Sua existência permite entrar em consenso com ações específicas e manter um equilíbrio entre os interesses de cada nação. Estas instituições procuram estabelecer regras gerais para impedir possíveis conflitos e ao mesmo tempo não deixar que algumas nações imponham seus interesses em relação às outras.

A lista de organismos multilaterais é ampla: ONU, FMI, OMC, Banco Mundial, União Europeia. Esta última surgiu como contrapeso econômico e político dos Estados Unidos. Suas características fundamentais são as seguintes: uma moeda única, o euro, que permite a circulação de capitais e uma relação comercial mais fluida entre seus membros; a livre circulação de cidadãos; infraestruturas compartilhadas; projetos de investigação comum e a mútua cooperação em diversas áreas como agricultura, pesca ou políticas culturais conjuntas.

O multiculturalismo é uma consequência lógica de um mundo globalizado, onde há uma interdependência entre os países. O elemento positivo desta modalidade organizacional consiste em obrigar as nações a um diálogo permanente, impedindo parcialmente o excesso de poder de uns membros sobre os outros. Apesar das evidentes vantagens, também há inconvenientes. Por um lado, a dificuldade de alcançar acordos faz com que muitos problemas se perpetuem, por exemplo, o confronto de vários problemas meio ambientais apesar da existência de acordos multilaterais. Outro inconveniente é a burocratização excessiva e o tamanho de suas estruturas organizacionais, por exemplo, o parlamento europeu está formado por 751 membros divididos em sete grupos políticos diferenciados.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: