Organelas Celulares - Conceito, o que é, Significado

As células são as mínimas estruturas vivas da natureza, portanto, é a unidade básica de todos os seres vivos. A partir delas se formam todas as funções vitais dos organismos, isto é, a reprodução, nutrição, metabolismo e outras funções. Estes processos ocorrem pela intervenção das organelas celulares, presentes no citoplasma celular.

A atual teoria celular

Antigamente, acreditava-se que a célula era um acúmulo de protoplasma formado por um núcleo e uma membrana. Com os avanços da biologia foi observado que o núcleo também possuía uma membrana específica. Do ponto de vista da biologia isso significa que toda célula viva provém de outra célula, pois todo ser vivo é uma célula ou está formado por elas.

A função das organelas celulares

Graças ao aperfeiçoamento do microscópio, pode-se observar a estrutura celular em sua totalidade e, assim, se identificam as organelas celulares. Atualmente, sabe-se que todas as células, independente de seu tamanho e estrutura dependem das organelas celulares para sua sobrevivência.

Todas as organelas celulares devem funcionar harmonicamente, regulada e controlada pelo DNA do núcleo celular, de onde recebem indicações através de mensagens transportadas pelo RNA mensageiro que vai até as organelas celulares.

As organelas celulares mais comuns são os ribossomos, o retículo endoplasmático, os lisossomos, o aparelho de Golgi, as mitocôndrias e os cloroplastos das células vegetais. Cada uma dessas organelas realizam funções especificas, tais como a produção de insulina, da bili, das proteínas ou das funções de transmissão de energia.

As mitocôndrias

Entre as organelas celulares estão as mitocôndrias, uma estrutura celular que cumpre com as reações metabólicas essenciais. As mitocôndrias são a fonte energética que proporciona o impulso para construir outras células e outro ser vivo.

Entretanto, o funcionamento das mitocôndrias tem um componente paradoxal: o oxigênio que recebe a célula é vital, mas por sua vez esse mesmo oxigênio produz uma corrosão e desgaste celular. As mitocôndrias transformam a energia através do oxigênio, mas uma parte do oxigênio se degrada em partículas, também conhecidas como radicais livres, o que significa que a energia produz uma maior deterioração.

Imagem: iStock. eranicle

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: