Oratória - Conceito, o que é, Significado

OratoriaA oratória significa a capacidade de expressar-se oralmente e influenciar um público em particular. Ela é cultivada especialmente por personagens cuja vida pública os envolve em palestras e conferências. É útil principalmente na área política, seja para o dirigente que se expressa diante da multidão, como para o legislador que se expõe no congresso. No entanto, atualmente esta habilidade está pouco promovida ou desenvolvida. Em geral, falta uma formalização da educação neste sentido, embora haja cursos específicos que são limitados e especializados para cada área profissional.

A oratória tem uma longa trajetória como disciplina na história da humanidade. Na antiguidade havia comunidades que davam muita importância a ela. Assim, por exemplo, na Grécia Antiga, a possibilidade de expressar-se com propriedade diante de um auditório era de grande relevância para a sociedade da época. Então, a oratória era utilizada como um meio de expressão de uma proposta para um grupo de pessoas importantes da sociedade. Isto é compreensível, se consideramos que na Grécia ocorreram as primeiras democracias, que eram caracterizadas pela participação direta dos cidadãos.

De fato, através da oratória eram discutidos publicamente os caminhos da cidade-estado, pois a mesma era um dom apreciado. Um claro exemplo pode ser observado pelo famoso personagem Demóstenes, que tinha dificuldades de expressar-se em público. Por isso, ele se afastou da comunidade e foi discursar sozinho num lugar próximo ao mar, onde poderia treinar e escutar sua própria voz. Assim, com o passar do tempo, ele pode voltar à comunidade e desenvolver sua qualidade de expressão independente do público.

Dada a importância da cultura grega dentro da história, a oratória foi ensinada por muito tempo como qualidade essencial e de grande porte. Assim, seu uso foi estendido a Roma e posteriormente aos setores mais abastados da sociedade; aqueles que estavam acostumados com a liderança. Com o tempo, esta prática caiu em desuso até tornar-se uma raridade.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: