Optometria - Conceito, o que é, Significado

OptometriaA optometria é a tecnologia responsável pela saúde ocular, especialmente de todos os aspectos relacionados com a medição da visão: graduação de óculos e lentes de contato, detecção precoce, funcionalidades visuais e, definitivamente, tudo o que está relacionado à saúde, mas não do ponto de vista médico e sim dos parâmetros de medição (o termo optometria acrescenta o sufixo metria que significa medida).

Enquanto o oftalmologista se preocupa com a visão de modo geral, o profissional da optometria trabalha para melhorar a qualidade visual dos pacientes através de técnicas corretivas da visão.

A oftalmologia e a optometria são áreas afins e complementares. Na prática, um oftalmologista pode recorrer a um optometrista e vice-versa.

Tarefas específicas da optometria e oportunidades de carreira

A optometria vai além de uma simples adaptação de óculos ou lentes de contato. De fato, esta disciplina aborda a prevenção, detecção e correção das diferentes anomalias visuais.

A optometria apresenta várias áreas específicas: baixa visão, contactologia, visão binocular, patologia ocular ou campimetria. Todas elas determinam aperfeiçoar a visão do paciente até que se encontre uma solução técnica para sua limitação visual.

Quanto às oportunidades de carreira, a principal é o trabalho em uma ótica. Os profissionais deste setor também podem trabalhar em clínicas oftalmológicas ou em áreas de saúde do trabalho, de segurança viária ou de ergonomia.

A baixa visão

Existem pessoas com acuidade visual inferior a 10% e com um campo visual bem reduzido. Estas anomalias são detectadas por um oftalmologista, mas é o optometrista que deve encontrar uma solução técnica para que o paciente aproveite ao máximo o restante de sua visão.

Deve-se destacar que em grande número de casos de baixa visão é possível reabilitar o paciente através de diversas ajudas ópticas: as lupas de aumento, os sistemas de realidade virtual, os softwares acessíveis ao computador, uma melhora no contraste do suporte de leitura, uso de telescópios, assim como outros dispositivos ou estratégias para maximizar a baixa visão.

Optometria pediátrica

A detecção dos problemas oculares na infância é fundamental. Devido a isso, há uma disciplina responsável pela visão das crianças: a optometria pediátrica. O profissional deste ramo realiza uma série de testes: o reflexo oculovestibular, o reflexo cocleo-palpebral, o teste do olhar preferencial para determinar a acuidade visual, o tambor optocinético, entre outros.

Imagem: iStock. gilaxia

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: