ONG - Conceito, o que é, Significado

ONGO termo ONG se refere a um tipo de entidade encarregado de oferecer serviços sem fins lucrativos. A sigla que significa “organização não governamental” estabelece uma diferença com os órgãos do setor público. Na verdade, os órgãos públicos também se caracterizam por oferecer serviços sem fins lucrativos; a diferença da ONG é que ela pertence ao setor privado. A área de atuação da ONG costuma ser variada, mesmo assim ela tenta solucionar certos problemas que uma empresa privada se vê impossibilitada de realizar.

Na sociedade existem grandes necessidades que o mercado tenta solucionar gerando bens e serviços. No entanto, esta circunstância apresenta obstáculos quando acontecem problemas em setores que por suas características possuem um poder aquisitivo limitado e se veem impossibilitados de gerar suficientes recursos para solucionar estes problemas. É desta forma que a ONG se envolve neste contexto, tentando solucionar ou amenizar os problemas que estes setores não têm capacidade de resolver; sendo assim a ONG apresenta um papel social.

O campo de ação de uma ONG pode ser o mais variado, dependendo das necessidades e problemas que a sociedade apresenta. Assim, por exemplo, existem ONGs vinculadas à área da saúde que oferecem serviços básicos, capacitação, tratamentos, etc., como também aquelas que baseiam suas atividades em processos de formação e promoção humana; já outras tentam resolver os problemas de falta de moradia. Assim, todas elas e muitas outras possibilidades estão contempladas na ação de uma ONG. É por isso que profissionais altamente capacitados em suas áreas fazem parte destas organizações para melhorar a qualidade de vida da população.

O financiamento é um dos principais problemas que pode acontecer em uma organização deste tipo. É por isso que são feitas apresentações e explicações de suas atividades para que outras entidades possam ajudá-las financeiramente. Geralmente, o estado se mostra interessado em ajudar uma ONG quando vê sua atividade justificada. De fato, o trabalho social deste tipo de sistema costuma ser mais eficiente que do estado.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: