Olmeca - Conceito, o que é, Significado

OlmecaEm algumas regiões selvagens da Mesoamérica podemos encontrar grandes monólitos de pedra que representam as cabeças humanas. Esta descoberta arqueológica pertence à Idade da Pedra e seu povo é conhecido como Olmeca.

Juntamente com os astecas e maias, os olmecas formam parte dos povos indígenas que habitaram o atual território do México durante o período pré-colombiano. Este território que inclui os estados de Tabasco e Veracruz abrigavam os antigos olmecas (civilização mais antiga dos povos mesoamericanos).

O que se sabe sobre os Olmecas

Atualmente, conservam-se 17 monólitos olmecas em forma de cabeças. A cabeça maior supera os três metros de altura e cada uma delas tem um rosto diferente.

A capital dos olmecas era situada na atual zona arqueológica de San Lorenzo, no sudeste do estado de Veracruz. Estima-se que em San Lorenzo viveram aproximadamente 5500 pessoas. Os arqueólogos consideram que este povo desenvolveu sua cultura entre os anos 1500 e 900 a.C.

Os monumentos olmecas permanecem semiocultos nas zonas selvagens e não são tão visíveis como os restos arqueológicos de outras civilizações.

Com a suspeita de poder encontrar mais restos arqueológicos do território olmeca foi possível trazer mais dados sobre este povo.

Segundo os arqueólogos, as cabeças de pedra (que se conversam até hoje) tinham um significado funeral de elevado simbolismo. Alguns arqueólogos consideram que a preferência dos olmecas pela pedra basáltica se deve a sua origem vulcânica. Os vulcões representam o poder da Terra, embora outras explicações afirmem que os deuses olmecas viviam abaixo dos vulcões e por isso sua predileção pelas pedras de basalto.

Em relação à vida cotidiana dos olmecas muito pouco se sabe

Através dos escassos indícios, acredita-se que eles decoravam estatuetas com alcatrão e pintura. Os produtos elaborados permitiam sua comercialização com outros povos. Analisando o terreno que habitaram, pode-se deduzir que viviam em casas construídas com pedra de basalto, da qual obtinham de territórios situados a mais de cinquenta quilômetros de distância. Este feito aborda vários questionamentos, especialmente dois: como transportavam essas pedras gigantes e de que maneira as esculpiam.

Por tratar-se de um território selvagem e com abundância de água, os olmecas não tinham problemas de subsistência. Além disso, há provas que cultivam o milho e idolatravam o jaguar por tratar de um animal que simboliza a força da natureza.

Imagem: iStock. Quasarphoto

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: