Oligarquia - Conceito, o que é, Significado

OligarquiaO termo oligarquia tem sua origem etimológica na palavra grega “oligarkhia” que pode ser traduzida como o governo de poucos. Assim, hoje em dia, a oligarquia é definida como uma forma de governo na qual o poder se encontra em mãos de um reduzido grupo de pessoas que fazem parte de uma mesma classe social, grupo econômico ou partido político.

De forma genérica pode ser entendida como oligarquia um grupo de pessoas de status privilegiado que exerce importante poder sobre determinada área ou setor.

A oligarquia no pensamento clássico

Como citado anteriormente, o conceito oligarquia tem sua origem na Grécia Clássica. Platão considerava que a oligarquia era uma das seis formas básicas de governo das quais três delas eram consideradas corruptas ou degradadas, entre elas a oligarquia. Assim, para Platão, a oligarquia não era nada mais do que outra forma degenerada da aristocracia, sendo seu único fim acumular a maior quantidade de riquezas possível para seus membros.

Por outro lado, Aristóteles seguiu a análise de Platão referente à política e chegou a conclusão de que as formas de governo podem ser divididas em dois grandes grupos: os que buscam o interesse comum e os que apenas buscam satisfazer o interesse próprio. Desta maneira, Aristóteles apresenta a oligarquia como o governo dos mais ricos, ao contrário da aristocracia com o governo dos melhores.

Tanto as teorias aristotélicas como as platônicas foram escritas posteriormente por Políbio que analisava as diversas formas de governo. Políbio chegou à conclusão de que a oligarquia surge quando um grupo de pessoas derrota um tirano ou um monarca, implantando uma aristocracia que termina em oligarquia, mas que por sua vez surge a democracia devido à demanda de igualdade por parte dos cidadãos.

Oligarquia financeira

Atualmente o termo oligarquia se encontra estreitamente ligado à economia, sendo comum sua utilização para referir-se a grupos de empresários que buscam defender seus interesses pessoais, assim como usam seu poder para influenciar as decisões do governo.

Mais especificamente a expressão oligarquia financeira se refere à concentração de poder em mãos do capital financeiro. Banqueiros e grandes empresários formam deste mundo um pequeno grupo de pessoas que têm em suas mãos o destino de países inteiros graças ao controle dos principais ramos da economia. A oligarquia financeira é, portanto, apresentada em muitas ocasiões como o poder que controla a vida política das grandes sociedades capitalistas.

Imagem: iStock. Predrag Vuckovic

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: