Ofensa - Conceito, o que é, Significado

A ofensa é um tipo de manifestação pela qual um indivíduo se sente insultado ou desqualificado. A vítima deste tipo de ataque (o ofendido) tem sido maltratada, menosprezada e, portanto, ofendida.

A ideia de ofensa mostra que o ofendido entende que sofre de injustiça e que as palavras ditas contra ele são falsas e caluniosas.

Nas relações sociais, a ofensa é entendida como falta de respeito aos demais

Não se trata apenas de um equívoco ou falta de educação, mas sim de uma agressão verbal. Na verdade, pode ser também um delito, como uma infâmia é um ataque à honra individual. Por outro lado, ultrajar ou maltratar alguém é outro caso de ofensa.

O conceito ofensa indica também uma atitude provocativa por parte daquele que a realiza, assim como é possível que provoque algum tipo de reação como defesa.

A ofensa gera certa perturbação emocional na pessoa afetada e inclusive cria um desprestígio de sua imagem social.

Erros e más interpretações culturais

Nem sempre a ofensa é intencional. Quando um indivíduo está em um país que desconhece e com diferentes costumes pode cometer erros ofensivos ao fazer algo não aceitável segundo os costumes ou as tradições estabelecidas. Por este motivo, recomenda-se que em um lugar desconhecido o que se procura é imitar os padrões habituais e assim evitar possíveis ofensas. Em alguns países não respeitar as crenças religiosas é avaliado como uma agressão inaceitável, uma questão difícil de entender quando se tem uma mentalidade aberta na qual prevalece a liberdade de expressão.

Assim, esses dois conceitos liberdade de expressa e ofensa entram em contradição frequentemente. Uns consideram que a liberdade não tem limites e outros entendem que suas crenças são ultrajadas. Neste sentido, sabemos que a ideia de pecado consiste em uma ação contrária a Deus e a quem se sente ofendido pela ação cometida.

Certos comportamentos estão associados à ofensa, embora para alguns isso seja algo discutível

É o que acontece com o elogio (dirigido às mulheres e às vezes de maneira grosseira). Este tipo de elogio é uma tradição espanhola e também de alguns países da América Latina, que em certos casos é entendido como uma ofensa.

A ofensa não é apenas algo relativo, ela depende da sensibilidade de cada indivíduo. Se uma pessoa se sente ofendida com frequência, provavelmente é alguém bem suscetível ou passiva.

Imagem: iStock. master1305

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: