Óbvio - Conceito, o que é, Significado

Costuma-se dizer que uma afirmação é óbvia quando que não precisa ser explicada. Desta maneira, a expressão “verdade óbvia” indica que essa afirmação é pouco inteligente, pois não traz para nenhuma informação importante, uma vez que se trata de algo natural, evidente e lógico passando a ser totalmente desnecessário. A expressão “isto é óbvio” significa que algo é uma besteira e que seria melhor não dizer isto.

Exemplos de óbvio

No contexto de uma partida de futebol quando alguém afirma que ganhará a equipe que marcar mais gols. Em um dia muito chuvoso uma pessoa diz a outra que o chão da rua está molhado. Comentar que o sol nasce ao amanhecer. Estes exemplos são situações óbvias.

Este tipo de expressão é usado com certa frequência na linguagem cotidiana e mostra que o emissor da mensagem cometeu uma deselegância ao falar, pois a informação que transmite é banal, irrelevante e não diz nada que não seja conhecido.

As obviedades equivalem às tautologias

No contexto das figuras retóricas, a tautologia é a expressão que usada palavras desnecessárias, já que não contribui em nada do ponto de vista informativo.

Alguns exemplos de tautologia são os seguintes: antecedentes prévios, preenchimento completo ou triangulo de três lados. Como podemos observar, as tautologias são fórmulas de linguagem vazias de conteúdo e que fazem referência à mesma ideia das obviedades.

Imagens: iStock. Yuri_Arcurs / elenaleonova

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: