Obesidade - Conceito, o que é, Significado

ObesidadeA obesidade é um transtorno caracterizado pelo aumento de peso desmedido, por onde a proporção de gordura corporal poder colocar a saúde em risco. Neste sentido, a obesidade está associada a outros tipos de distúrbios, como por exemplo, problemas circulatórios, respiratórios, etc. É um tipo de problema das sociedades ocidentais que tem alcançado alto grau de relevância; isto se explica com as mudanças de hábito de alimentação e de exercício físico. Esta circunstância fez com que muitos problemas de saúde que antes estavam associados apenas a idosos, surgissem agora até mesmo em crianças.

A obesidade pode ser apresentada em vários níveis, sendo a mórbida, aquela que compromete severamente a vida do individuo que a padece. Neste sentido, um exame típico para comprovar o grau de obesidade é chamado de índice de massa corporal. Ele está associado ao peso e à altura da pessoa em questão, pressupondo que, quanto maior for a altura, espera-se mais peso. Os resultados são classificados em vários níveis como abaixo do peso, normal, sobrepeso ou obesidade mórbida. Este tipo de índice é utilizado com muita frequência por empresas de seguro de vida, que buscam eliminar qualquer tipo de risco.

No entanto, existem algumas controvérsias a este tipo de índice, uma vez que são aplicados apenas em pessoas que não praticam exercícios físicos regularmente. Na verdade, a existência de uma grande quantidade de massa muscular pode transparecer em erro, na medida em que o músculo pesa mais que a gordura. É por isso que existe outro tipo de exame complementar que tenta dar um diagnóstico preciso da situação da pessoa; assim, por exemplo, também é importante medir a circunferência abdominal através de um centímetro: se ela for maior do que cento e dois, existe uma obesidade que pode afetar a saúde.

O tratamento da obesidade exige uma mudança nos hábitos da pessoa. De fato, as duas arestas a tratar são a alimentação e a atividade física. Em um primeiro momento, o usual é aplicar uma dieta hipocalórica, mas com o tempo se não há regularidade de atividade física, o peso pode voltar a subir. É por isso que o mais importante é a aquisição de novos hábitos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: