Obesidade Mórbida - Conceito, o que é, Significado

O termo obesidade mórbida é usado na Medicina para referir-se aos casos mais graves de obesidade, aqueles na qual o indivíduo apresenta um peso de 45 quilos acima do recomendado pelos especialistas o então se o seu índice de massa corporal (IMC) for superior a 40 ou 35 e assim apresentar alguma outra doença grave.

Habitualmente a única solução para este tipo de doença é realizar uma cirurgia de perda de peso. A obesidade mórbida deixa a pessoa inválida, diminui drasticamente a esperança de vida e leva o paciente a uma situação de exclusão social.

Causas da obesidade mórbida

Apesar de a crença popular indicar, na maioria dos casos, a obesidade mórbida não tem sua origem no transtorno alimentar, na falta de força de vontade ou no sedentarismo excessivo. São vários os estudos científicos que chegaram à conclusão de que a causa mais comum da obesidade mórbida se encontra na carga genética do paciente, mesmo que através da realização de dietas rigorosas e a prática de exercícios físicos é muito difícil baixar o peso.

Um dos inúmeros exemplos que servem para reforçar esta teoria é a questão dos filhos adotados. Neste caso, seja qual for o ambiente, o peso mostra alta correlação com os pais biológicos, sem importar-se com os costumes alimentares dos seus progenitores adotivos.

Mesmo que ainda não se conheçam os genes específicos de transmitir este tipo de informação de geração a geração, tudo parece apontar que a cor do cabelo e a altura já são pré-determinadas, o mesmo ocorre com a capacidade do nosso metabolismo para armazenar gordura ou controlar o apetite.

Consequências da obesidade mórbida

A obesidade mórbida além de apresentar o problema de peso influencia notavelmente o possível surgimento de outras doenças. Assim, por exemplo, uma pessoa que sofre de obesidade mórbida tem até seis vezes mais probabilidades do que o normal de ter problemas de hipertensão, quatro vezes mais de sofrer algum tipo de diabete, o dobro de padecer de artrite, assim como estar mais propensa por sofrer com algum tipo de câncer. Enfim, as pessoas portadoras de obesidade mórbida têm a esperança de vida nove anos a menos do que o normal.

Imagem: iStock. esolla

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: