Obediência - Conceito, o que é, Significado

ObedienciaA obediência se refere à ação pela qual acarreta algum tipo de ordem. Porém, esta definição geralmente não expressa plenamente o significado desta palavra. Por isso, devemos analisar este conceito de várias maneiras.

A obediência hierarquia das organizações

Nas organizações e instituições humanas existem diversas entidades que são articuladas através de um sistema hierárquico. O mundo do trabalho é uma das áreas em que as pessoas devem cumprir ordens. Em termos gerais e de maneira simplificada, podemos afirmar que todo chefe ou responsável estabelece determinada norma para que seus empregados obedeçam. Este mecanismo é usado em outras estruturas sociais, por exemplo, os pais tentam fazer com que seus filhos cumpram suas obrigações e as ordens de um exército impõem algumas diretrizes aos seus subordinados.

No sentido religioso e moral

As religiões são formadas por um corpo doutrinal e uma série de preceitos (por exemplo, os mandamentos). O crente deve acatar as normas de sua religião, pois do contrario estaria descumprindo uma exigência de sua própria fé. Cumprir com o que manda um princípio religioso tem ao mesmo tempo um componente moral (é obedecido porque Deus manda e porque a ideia proposta é boa do ponto de vista moral). Neste sentido, a ética também tem uma reflexão sobre o conceito de obediência, por exemplo, cumprir com as normas estabelecidas é considerado um dever cívico.

A obediência da lei

Para viver de forma civilizada é que temos criado o direito, um conjunto de normas de cumprimento obrigado. O respeito à legalidade permite uma convivência organizada e obviamente quando não se cumpre esta lei deve-se assumir a sanção correspondente. Quando acatamos uma lei podemos fazer a seguinte pergunta: obedecemos por respeito à própria lei ou por temer o castigo? Existe uma maneira de responder a esta pergunta, basta perguntar o que aconteceria se não cumpríssemos a lei.

A desobediência

Desobedecer a uma norma traz consequências. Quem ignora o que Deus ordena está infringindo uma lei divina, devido a isso, deve arrepender-se para pagar sua culpa. No campo civil ou penal, toda ação criminosa vem acompanhada de multa ou prisão.

Qualquer ato de desobediência tem geralmente uma conotação negativa e se encontra relacionado com o pecado ou com a ilegalidade. Porém, em algumas ocasiões excepcionais, a desobediência pode ser justificada moralmente, por exemplo, quando não se acata uma ordem injusta ou quando se comete um ato de rebeldia em relação a um governo opressor.

Imagem: iStock, nimis69

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: