Nuvem - Conceito, o que é, Significado

As formas que podem ser obervadas no céu através da evaporação da água são conhecidas como nuvens. Embora o vapor da água seja invisível, as nuvens não são formadas por ele. A nuvem é visível porque o vapor da água esfria e posteriormente condensa as pequenas gotas de água que a formam.

Tipos de nuvens

Os meteorológicos classificam os tipos de nuvens em função da sua altura e do seu aspecto. As nuvens mais altas podem ser cirros, cirrostratus ou cirro-cúmulos. As que estão situadas à meia altura são alto-cúmulos e altostratus. As que apresentam menor altitude são os estratos, nimbo-estratos, estrato-cúmulos, cúmulos e cúmulo-nimbus.

As nuvens como elemento simbólico da linguagem

Na linguagem cotidiana há inúmeras referências em relação às nuvens. Algumas delas têm um significado positivo e outras representam alguma ideia desfavorável.

Quando se diz que uma pessoa está entre as nuvens significa que está muito feliz. Ao contrário, quando alguém é muito desligado e com frequência se encontra longe da realidade, costuma-se dizer que está nas nuvens.

Nuvens tecnológicas: método que potencializa a administração de recursos

Na área da informática existem as nuvens, um sistema de armazenamento de informação que permite salvar dados sem necessidade de recorrer a um suporte material. Em compensação, quando algumas substâncias tóxicas evaporam em consequência de algum processo industrial, costuma-se falar de nuvens tóxicas.

No campo social

O lado amável das nuvens se manifesta no jogo infantil de buscar semelhanças entre as formas das nuvens e outras realidades. Sua dimensão ameaçadora se destaca em muitos refrãos e ditados populares. Assim, no refrão “Céu pedrento é sinal de chuva e vento" se transmite o perigo de chuva iminente; entre outros como "Cabras tossindo e espirrando, o tempo está mudando".

Do ponto de vista das emoções, a tristeza está simbolizada pelas nuvens cinza, enquanto que as nuvens brancas sugerem felicidade e harmonia.

Nefele, a deusa das nuvens

Na mitologia grega Nefele era a deusa das nuvens. Esta divindade se casou por amor com o rei Atamante, mas seu casamento fracassou porque uma deusa e um humano são incompatíveis para a vida diária. Após esta ruptura, Nefele teve que se separar dos seus filhos que por serem humanos não podiam ficar com sua mãe no céu.

Imagem: Fotolia - Gstudio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: