Números Romanos - Conceito, o que é, Significado

O sistema de números romanos é internacionalmente conhecido e se baseia em setes letras que fazem referência aos números. Na atualidade não são utilizados com frequência, apenas são empregados para escrever datas ou no contexto do relógio clássico. Também podem ser encontrados na escritura de certos monumentos, para indicar um novo capítulo de livro ou em relação a acontecimentos oficiais, por exemplo, em referência a uma edição dos Jogos Olímpicos.

O sistema de números romanos

Cada uma das sete letras tem um valor numérico. Assim, a letra L equivale ao 1; a letra V ao 5; a letra X ao 10 e outras mais que serão demonstradas abaixo.

Regras para escrever os números romanos

As regras para utilizar esta numeração são as seguintes:

1) Segundo a regra da soma, uma letra escrita à direita de outra de igual ou maior valor será somada, por exemplo, LX é igual a 10 + 1 = 11 e CXV é igual a 100 + 10 + 5 = 115.

2) Na regra da subtração, as letras L, X e C à esquerda de outra de maior valor serão subtraídas, por exemplo, LX é o mesmo que 10 – 1 = 9; XC é o mesmo que 100 – 10 = 90 e CD é igual a 500 – 100 = 400.

3) Na regra da repetição as letras L, X, C e M podem ser escritas seguidas no máximo por três vezes, por exemplo, CCC é igual a 100 + 100 + 100 = 300.

4) Na regra da multiplicação uma raia em cima de um letra ou de um grupo de letras multiplica seu valor por 1000.

A origem dos números romanos

Os humanos começaram a contar por motivo de necessidade, especialmente na atividade comercial, assim, utilizavam os dedos e as pedras como se fossem os números para calcular. Os primeiros registros escritos dos números romanos datam o século II d.C. Acredita-se que não foram os romanos os autênticos inventores e sim os etruscos, um povo que habitava o norte da Itália atual e que acabou sendo submetido pelos romanos.

Outros sistemas de numeração

São vários os sistemas de numeração e do ponto de vista histórico podemos destacar a numeração egípcia, o sistema indo-arábico, a numeração dos maias e o sistema binário atual.

De qualquer forma, os números são uma abstração da mente que permite ter um controle da realidade.

Imagem: Fotolia - drutska

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: