Noção - Conceito, o que é, Significado

Pode-se dizer que alguém tem noção sobre um assunto quando possui uma ideia vaga e insuficiente sobre o mesmo. Em uma segunda acepção, ter noção de algo significa ter conhecimento geral de um tema. De qualquer forma, em ambos os sentidos se refere a uma forma de conhecimento elementar e pouco elaborada.

O processo de conhecimento em qualquer atividade

Quando aprendemos algo novo nos familiarizamos com os aspectos essenciais de uma área ou atividade. Vamos pensar na aprendizagem da leitura: uma criança começa estudando as letras e os sons e aos poucos é capaz de ler, sendo que primeiro as palavras soltas e depois pequenos textos. Nesta fase inicial a criança tem certas noções, ou seja, conhece algumas ferramentas básicas como o abecedário, mas ainda não é capaz de realizar uma leitura elaborada. Assim, quando iniciamos uma atividade apenas usamos ferramentas primárias e afirmamos ter noções, que podem ser de um idioma estrangeiro, de jardinagem, de desenho, de violão ou de qualquer outra atividade que haja um processo gradual de aprendizagem.

Quando se adquire certa destreza ou habilidade em uma área, deixamos de ser principiantes ou apaixonados e nos tornamos uma pessoa dotada, que pode chegar a ser um profissional bem qualificado. Na verdade, podemos afirmar que uma pessoa é profissional em tal área quando conhece muito bem o assunto, portanto seus conhecimentos vão além do que simples noções.

A tendência à especialização

Seguindo o processo de aprendizagem de qualquer área ou atividade, há um esquema geral:

1) fase inicial que conta com as noções rudimentares;

2) consolidação do conhecimento;

3) especialização definitiva.

Vamos ilustrar este esquema com o exemplo da profissão médica:

1) o estudante universitário tem noções de medicina;

2) os conhecimentos adquiridos se consolidam;

3) um médico pode não conhecer toda a medicina em seu conjunto, mas precisa especializar-se em alguma área concreta.

Ter noção de algo é um passo importante, mas não suficiente

Qualquer atividade por mais complexa que seja se inicia de maneira básica. Na maioria dos casos, em pouco tempo é possível ter noções sobre qualquer matéria ou assunto. Porém as noções servem para poucos.

Vamos pensar num estudante de inglês que sabe um pouco de gramática, tem um vocabulário limitado (em torno de 500 palavras) e entende uma conversa simples apenas quando se fala devagar. Neste caso, pode-se afirmar que este aluno tem algumas noções de inglês, da qual é possível lidar com o idioma de forma limitada e insuficiente.

Imagem: Fotolia. WavebreakMediaMicro

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: