Nível de Vida - Conceito, o que é, Significado

Nivel-de-Vida

O termo nível de vida se refere à possibilidade de uma pessoa em ter acesso a bens e serviços. No entanto, complexando o tema, o nível de vida também reflete na qualidade de emprego que se possui, nas suas possibilidades de crescimento, no acesso à educação etc. Outros elementos a serem considerados são a proximidade ou a distância de cair na pobreza, a quantidade de horas que se necessita trabalhar para reunir os recursos que tornam possível sua própria manutenção e a possibilidade de acesso a um sistema de saúde de qualidade. Todas estas possibilidades determinam a qualidade de vida de uma pessoa relacionada ao meio ambiente que vive, sendo maior nos lugares em que a economia atingiu um alto grau de desenvolvimento.

Geralmente, considera-se a riqueza como sinônimo de nível de vida. Isto é verdade até certo ponto e deve ser considerado isoladamente. A riqueza é o conjunto de bens que uma pessoa tem medidos monetariamente; no entanto, isto difere do nível de renda. Vamos supor como exemplo uma pessoa que adquiriu vários bens devido ao seu trabalho e de uma hora para outra ficou desempregada. Neste caso, sua riqueza pode começar a diminuir à medida que aquela renda que recebia com frequência não vem mais e, com isso seu nível de vida passar a decair apesar da riqueza que possui. Agora vamos ver o caso de um homem de alta renda e uma boa qualidade de bens que devido a dívidas contraídas deve destinar grande porcentagem de sua renda para quitá-las. Neste caso, a diferença de sua renda em relação às suas contas permanentes também afeta seu nível de vida, limitando o acesso a novos bens e serviços. É por isso que se deve considerar todos os aspectos e circunstâncias para determinar o nível de vida de uma pessoa.

O nível de vida está crescendo com o transcorrer dos anos. Hoje, uma pessoa do século XXI costuma ter mais oportunidades a uma grande quantidade de bens que no passado não era possível devido ao alto custo. É por isso que o desenvolvimento da economia tende a aumentar o nível de vida de maneira considerável e assim é importante concentrar todos os esforços neste sentido.

Para finalizar, é importante enfatizar que o nível de vida de uma população é sem duvidas um dos parâmetros mais importantes na hora de avaliar as condições de um país, à medida que reflete de alguma maneira o progresso apresentado na economia.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: