Nitidez - Conceito, o que é, Significado

Nitidez-olhosO termo nitidez significa clareza e é usado como antônimo de opacidade. Expressa também transparência, pode-se dizer que algo é nítido quando se encontra totalmente claro ou limpo. No entanto, a ideia de nitidez tem um significado diferente em função do contexto utilizado.

Na área da comunicação falada ou escrita, a nitidez é vista com uma precisão de linguagem

Assim, uma pessoa se expressa com nitidez quando utiliza as palavras adequadas e precisas, sem nenhum tipo de ambiguidade. Ao mesmo tempo, indica clareza na hora de pronunciar as palavras, com dicção correta e perfeitamente compreensível. Esta qualidade própria da linguagem é útil para as pessoas que trabalham com as palavras e com a voz como é o caso dos locutores, políticos e professores.

No mundo da fotografia, a nitidez tem relação com a qualidade da imagem

Este aspecto depende de muitos fatores: o pixel, a luz, o contraste, o enfoque e o enquadramento. Estes e outros elementos permitem que uma fotografia tenha qualidade e seja avaliada do ponto de vista técnico e artístico. Logicamente, a ideia de nitidez está presente no grupo das artes visuais, assim como nos diversos dispositivos que a imagem se apresenta com um papel importante.

A qualidade da visão humana depende de muitos fatores: da transparência da córnea, do estado da retina ou do cristalino. As diferentes partes do olho humano participam do mecanismo da visão e atuam de forma que as imagens percebidas cheguem ao nosso alcanço com nitidez. Do ponto de vista da oftalmologia, a acuidade visual é o parâmetro que mede a nitidez de nossa visão.

Por outro lado, não há como esquecer que algumas patologias oculares se caracterizam pela opacidade da visão, por exemplo, a catarata. Além da visão, nossa audição também pode ser explicada através da nitidez na hora de reconhecer os sons. A audiometria é uma prova que indica a capacidade de escutar perfeitamente. Em todo caso, tanto a visão como a audição está ligada à idade, já que o desgaste físico influencia a nitidez relacionada a essas duas capacidades.

De maneira figurada é possível afirmar que uma atitude ou uma conduta pode ser nítida, no sentido de ser clara, sincera e sem duplo sentido.

Desta forma, a transparência e a claridade são elementos fundamentais da nitidez para qualquer um destes usos, seja em relação à linguagem, à imagem, visão, audição ou comportamento.

Imagem: iStock. Branimir76

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: