Neoclassicismo - Conceito, o que é, Significado

NeoclassicismoO Neoclassicismo foi um movimento artístico e literário que proclamava a volta das formas e normas que marcaram a arte na antiguidade. Este movimento gozou de grande prestigio entre os anos de 1760 e 1830 aproximadamente, tornando-se a tendência dominante.

Após a fase de excessos do Barroco e do Rococó, os defensores deste estilo propuseram o retorno do Classicismo, já que suas propostas eram mais racionais e mantinham certas linhas que perduravam no tempo, mostrando um caráter universal e atemporal.

Sua área de influência se estendeu principalmente ao longo de toda Europa e dos Estados Unidos, deixando rastros na literatura, na escultura e nas artes decorativas imperantes da época.

Por que o Neoclassicismo trinfou?

A origem do Neoclassicismo ocorreu na França, tendo sua generalização poucos depois até que em 1770 se tornou uma clara referência a seguir.

Esta generalização ocorreu principalmente por causa da confluência de três fatores fundamentais: a fama ganha pelos trabalhos teóricos de Winckelmann, Mengs, Laugier e Piranesi; a aceitação do estilo clássico entre as classes altas como os aristocratas e os burgueses; e finalmente o papel de Roma como ponto de encontro entre os artistas e um lugar para troca de ideias.

Dois descobrimentos arqueológicos foram chave para entender o porquê do resurgimento do estilo clássico:

O primeiro foi o descobrimento dos restos mortais de Herculano (1738) e de Pompeya (1748) graças aos historiadores da arte que puderam aprofundar suas obras na Roma Antiga.

Seu impacto foi imediato e serviu de inspiração a vários artistas

Assim, começou a desenvolver o gosto pela inclusão de temas mitológicos na pintura e, por sua vez, a arquitetura ganhou sutileza e se tornou ainda mais ligeira.

Por outro lado, temos as descobertas das cidades de Palmira na Síria e Baalbeck no Líbano, ambas contam com importantes restos arqueológicos de origem grega.

Graças a estes descobrimentos foi possível ter uma consciência clara da evolução das correntes artísticas ao longo da história. A arte antiga deixou de ser algo quase desconhecido para voltar completamente à atualidade.

O reflexo mais fiel desse estilo se encontra na França e nos Estados Unidos, duas repúblicas recém-nascidas neste período que decidiram adotar o Neoclassicismo como estilo oficial em homenagem à democracia grega e à república romana.

Imagem: iStock. Warrasade_Udomsin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: