Neobehaviorismo - Conceito, o que é, Significado

O behaviorismo é um ramo da psicologia do início do século XX, na qual seu maior representante foi J. B. Watson. Os fundamentos básicos do behaviorismo são os seguintes: o objeto de estudo da psicologia é a conduta observável e o método a seguir é a observação experimental. Desta maneira, a focagem behaviorista quebrava a tradição anterior, analisando os estados de consciência e sendo a introspecção um método de análise fundamental.

Behaviorismo e o Neobehaviorismo

O behaviorismo se baseia numa ideia fundamental: um estímulo A provoca uma resposta B e o mecanismo que explica esta interação é o condicionamento. Esta abordagem foi enfatizada e complementada a partir de 1930 com a visão dos psicólogos neobehavioristas Skinner, Thorndike e Hull. Os neobehavioristas acreditavam que as variáveis do estímulo, as respostas e os condicionamentos não eram suficientes para entender a conduta, sendo assim necessário compreender os processos mentais que afetam o ser humano.

Aspectos fundamentais do neobehaviorismo

O principal objeto de estudo do neobehaviorismo é a aprendizagem e sua finalidade é criar um marco teórico geral de aprendizagem.

Há uma analogia entre a mente humana e o computador. Partindo desta semelhança como modelo, os neobehavioristas explicam o que ocorre na mente humana ao realizar determinada atividade. Isto explica que o indivíduo não pode ser entendido como um simples organismo de entrada e saída de informação, mas que é preciso analisar os processos mentais que influenciam o seu comportamento. Deve-se destacar que os processos mentais não são observáveis, mas têm um papel na conduta humana, da mesma maneira como acontece com as expectativas e os mapas cognitivos.

O neobehaviorismo está focado em temas como empatia, motivação e percepção. Em relação à aprendizagem, os psicólogos desta corrente dão importância aos aspectos que influenciam o processo de aprendizagem, como mostra a linguagem e as emoções

O neobehaviorismo, também chamado de neocondutismo, realça o papel do meio ambiente no processo de aprendizagem e a importância dos métodos para o controle da conduta. Desta maneira, o meio ambiente atua como um mecanismo de apoio sobre o indivíduo, tanto num sentido positivo como negativo. Consequentemente, quando este apoio em determinado ambiente é modificado é possível uma mudança na conduta humana.

A personalidade de um indivíduo é o resultado de três parâmetros relacionados: o ambiente pessoal e social, o apoio que se recebe e os processos mentais criados.

Imagem: Fotolia - vege

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: