Natação - Conceito, o que é, Significado

NatacaoDenomina-se natação a um esporte localizado em um ambiente aquático e que é realizado a partir de técnicas especificas para determinado fim. Em certas ocasiões, a natação é motivo de competição, onde seus participantes devem atingir primeiro o outro lado da piscina. Neste sentido, a execução da técnica é de grande importância, permitindo o uso de uma ou várias técnicas em cada competição. A natação costuma ser recomendada para crianças e adultos devido ao enorme impacto positivo que tem para a saúde. Na verdade, é extremamente benéfica para o coração e tem a vantagem de causar pouco impacto para o corpo, circunstância que a diferencia dos outros esportes.

A natação é considerada fundamental em algumas competições olímpicas. Neste sentido, tem uma longa trajetória com poucos países que acumulam vitórias continuamente. Com o passar dos anos, muitos recordes foram batidos, principalmente por causa do aperfeiçoamento das técnicas e treinamento dos países vitoriosos. Na verdade, este domínio nunca esteve livre de desconfiança nestes últimos tempos.

É difícil saber o modo exato de como evoluiu os diferentes estilos da natação. Sem dúvida teve a contribuição de uma longa tradição de provas e erros que deixaram de lado certos movimentos para outros mais eficientes. Neste sentido, vale destacar o estilo “crawl” que consiste em deslocar-se na água através de balanço do corpo de um lado para o outro com movimentos circulatórios a partir de um impulso. Este tipo de execução recebeu este nome por dar a impressão de realizar um exercício de “trepar” como se tentasse escalar de forma horizontal. Essa maneira foi notada por colonizadores europeus, assim que observaram o movimento de alguns indígenas dentro da água.

Independentemente das circunstâncias esportivas, é importante ter algumas noções básicas de movimento na água através da natação. De fato, nunca se sabe quando será necessária sua utilização. Por outro lado, é extremamente benéfica para melhorar a capacidade aeróbica e a condição física em geral, circunstância que pode ser conseguida com facilidade e que evitam certos impactos que prejudicam as articulações.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: