Misoginia - Conceito, o que é, Significado

A misoginia é entendida como uma repulsa, um ódio ou aversão contra as mulheres, por isso está relacionado a tudo que tenha a ver com o mundo feminino.

Nos dias de hoje, da mesma maneira que ocorre com a homofobia e o racismo, a misoginia é estudada como um distúrbio de comportamento que pertence à esfera individual e não coletiva.

O Pensamento da Misoginia

Do ponto de vista etimológico, as raízes do termo misoginia se encontram no grego e se dividem através dos seguintes componentes léxicos: miso (odeio) e gyne (mulher), acrescidos ao sufixo “-ia” que significa uma qualidade ou ação.

Sua origem está ligada diretamente a uma variedade de mitos gregos, como mostra a esfinge (ser mitológico com corpo de leão, asas de pássaro e rosto de mulher) que era uma encarnação do demônio, assim como de má sorte e destruição.

Posteriormente, o catolicismo também impulsionou a misoginia através de Adão e Eva, mostrando a mulher como pecadora original, assim suas ações levaram os homens a serem expulsos do paraíso. Desta maneira, contribuiu com o aumento do desprezo às mulheres e de todo universo feminino.

A misoginia é um sentimento que existe há séculos, portanto foi fortemente enraizada nas relações humanas de algumas sociedades, estabelecendo mitos e crenças que associam a mulher como origem de todos os males.

A misoginia e o machismo

É importante destacar que diferentemente do machismo, a pessoa misógina não tenta estabelecer uma situação de domínio sobre as mulheres, mas seu ódio é tanto que pretende eliminar qualquer relação com o sexo feminino.

O homem machista não pretende eliminar as mulheres do seu círculo de relações, mas se impõe sobre ela considerando-a inferior em suas capacidades; porém é capaz de desempenhar um papel em sua existência.

O problema é que este papel se encontra totalmente subordinado e deve submeter-se por completo aos interesses do homem.

O machismo considera a mulher apta para dar satisfação sexual, ser mãe, cuidar dos filhos e realizar as tarefas básicas do lar, até mesmo com pouca qualificação, no entanto, exige uma postura submissa.

A misoginia pode ser traduzida como uma ausência total do elemento feminino na vida do homem. Ambos os conceitos compartem uma visão negativa da mulher, embora um caso seja mais acusado do que o outro.

Imagem: iStock. wundervisuals

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: