Conceito de Microbiologia

Rodrigo Arredondo Fernández | Abril 2023
Licenciado em Biologia

A microbiologia é uma ciência derivada da biologia que conta com o auxílio de outras ciências, como química, física, matemática e engenharia. Tem história particular marcada pelo desenvolvimento de ferramentas para a prevenção de doenças, melhoria da produção de alimentos e outros aspectos da indústria, que evolui com os avanços tecnológico, abrindo novas opções para a solução dos problemas atuais.

A microbiologia dedica-se a estudar os microrganismos como um todo, isto é, como funcionam, onde e em que condições vivem, como evoluem para dar origem à sua grande diversidade, como permitem compreender o desenvolvimento da vida no nosso planeta, como interagem entre si e com outros organismos, qual a sua influência no ambiente em que vivem, como podem ser úteis em benefício da humanidade ao resolver e compreender os problemas presentes no planeta.

Principais marcos da história da microbiologia

Embora a humanidade tenha interagido com microorganismos desde suas origens ao produzir alimentos e sofrer com as doenças que eles causam, somente no século XVII eles foram observados pela primeira vez.

Robert Hooke (1635-1703), um matemático e naturalista inglês que escreveu e ilustrou em 1665 o primeiro livro de observações microscópicas chamado Micrographia. Enquanto isso, na Holanda, Anton van Leeuwenhoek (1632-1723) criou microscópios simples, mas potentes com os quais pôde fazer observações de microrganismos a partir de uma grande diversidade de amostras que encontrou na natureza e durante cerca de cinquenta anos enviou uma coleção de cartas onde relatou suas observações com suas respectivas ilustrações.

Demorou cerca de 150 anos para a microbiologia fazer mais avanços além das observações microscópicas. No século 19, Ferdinand Cohn (1828-1898), um cientista alemão-polonês, lançou as bases para o sistema de classificação de bactérias a partir da observações de sua reação ao calor e na descoberta da capacidade de algumas espécies formarem “endosesporos” . Esta informação serviu para prevenir a contaminação dos recipientes do laboratório.

No mesmo século, os trabalhos de Louis Pasteur (1822-1895) e Robert Koch (1843-1910) representaram um grande avanço para o desenvolvimento da microbiologia mais próxima da atual. As observações e experimentos de Pasteur ajudaram a entender que os microrganismos são responsáveis pelo processo de fermentação, ele projetou técnicas de esterilização e demonstrou que ao colonizar os alimentos eles são a razão de sua decomposição, conseguindo provar que estes organismos se propagam pelo ar, deixando claro que não existe geração espontânea. Uma de suas maiores conquistas foi o desenvolvimento da vacina antirrábica em 1885, sendo uma criança chamada Joseph Meister o primeiro ser humano vacinado contra essa doença.

Ao descobrir que os responsáveis por algumas doenças importantes da época eram os microrganismos, Robert Koch desenvolveu o conceito de doença infecciosa que se resume nos chamados “Postulados de Koch” que em resumo servem para definir um agente infeccioso e como ele afeta os organismos infectados. Dedicou-se também ao desenvolvimento de técnicas de isolamento de patógenos para obtenção de culturas puras que ainda hoje são utilizadas.

Atualmente, o desenvolvimento tecnológico em biologia molecular tem permitido projetar novas técnicas de análise e experimentação no campo da microbiologia, pois agora é possível conhecer as propriedades genéticas e metabólicas dos microrganismos a partir da análise de seu material genético. Essas ferramentas abrem a oportunidade de entender o mecanismo fisiológico dos microrganismos para, eventualmente, criar células sintéticas capazes de resolver problemas nos campos da medicina, agricultura e meio ambiente.

Ramos especializados em microbiologia

MicrobiologiaA microbiologia lida com diferentes aspectos dos microrganismos, por isso foram criadas diferentes subdisciplinas dedicadas à investigação e aplicação do conhecimento adquirido ao longo do tempo. Alguns exemplos são:

– Fisiologia microbiana: responsável por estudar os nutrientes de que os microrganismos necessitam e como os metabolizam.

– Genética microbiana: estuda os genes, como eles variam e como são transmitidos através das gerações.

– Virologia: responsável pelo estudo dos vírus e outras partículas relacionadas, com enfoque em aspectos de sua classificação, estrutura, evolução e mecanismos de propagação.

– Ecologia microbiana: dedicada ao estudo de como a diversidade de microrganismos interage entre si, com outros seres vivos e com o habitat em que se desenvolvem.

– Microbiologia médica: enfoca os microrganismos que causam doenças para entender os mecanismos de infecção, impacto nos organismos infectados, padrões de propagação e desenvolvimento de técnicas de prevenção e controle.

– Biotecnologia: subdisciplina da biologia, é comum que o conhecimento microbiológico seja aplicado na produção de substâncias de interesse humano a partir da concepção de microrganismos geneticamente modificados.

Imagem: iStock. Zoran Zeremski

Artigo de: Rodrigo Arredondo Fernández. Graduado em Biologia pela UNAM. Experiência em pesquisas sobre microbiologia de alimentos fermentados tradicionais.

Referencia autoral (APA): Arredondo Fernández, R.. (Abril 2023). Conceito de Microbiologia. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/microbiologia/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre