Merengue Francês-Italiano-Suíço - Conceito, o que é, Significado

A palavra merengue possui vários significados. É uma dança e música originária da República Dominicana. No contexto do futebol, merengue é o torcedor do Real Madrid. Ao falar de alimentos, merengue é uma sobremesa conhecida no mundo inteiro, que por tratar-se de uma sobremesa faz parte da confeitaria. Por outro lado, nem todos os merengues são iguais. Por esse motivo, existem três versões diferentes: o francês, italiano e o suíço.

O merengue francês

Este merengue é considerado o mais clássico no mundo da confeitaria e ao mesmo tempo é o mais fácil de fazer. No merengue francês, primeiramente se separam as claras e as gemas dos ovos. Em seguida o açúcar usado é o dobro da quantidade de claras. O primeiro passo é bater as claras dos ovos até ficar em ponto de neve, acrescentando o açúcar em forma de chuva. Com todo o açúcar adicionado, bate-se esta mistura até que o açúcar se incorpore totalmente às claras e pare de bater quando a massa estiver espessa. Esta simples receita de merengue francês geralmente é consumida fria.

O merengue italiano

O merengue italiano é mais complexo que o francês. É usado como elemento decorativo, serve como mousse, suflê ou em sorvetes. Seus ingredientes são os seguintes: clara de ovo, açúcar refinado e água. Em uma panela pequena se esquenta o açúcar e a água, de maneira que a água cubra completamente todo o açúcar. Este processo acaba criando um xarope. Em seguida, batem as claras com uma pitada de açúcar até ficar em ponto de neve. Misturar o xarope em ponto de fio sobre as claras e continuar batendo. O fio do xarope deve ser incorporado na parede da batedeira. Continuar batendo até que o merengue esfrie e fique em temperatura ambiente.

O merengue suíço

Este merengue é também fácil de fazer. Seus ingredientes são apenas: claras de ovos sem gema e açúcar comum. A peculiaridade deste merengue é seu cozimento lento em banho-maria, da qual proporciona um resultado mais consistente que a receita francesa e italiana. O merengue suíço é muito versátil e se utiliza na decoração de bolos, sobremesas e sorvetes. Em alguns casos, adiciona-se uma essência de baunilha ou limão.

Um aspecto importante na elaboração do merengue francês, italiano e suíço é a utilização de ovos frescos e de qualidade. Por outro lado, é preciso usar uma quantidade certa e preparar a receita com uma temperatura adequada.

Imagem: iStock. lenazap

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: