Mercadologia - Conceito, o que é, Significado

MercadologiaAs empresas procuram atender as necessidades dos indivíduos e da sociedade e para isso necessitam de determinada estratégia: a mercadologia.

A mercadologia pretende satisfazer as necessidades de maneira rentável a partir do ponto de vista econômico. Em outras palavras, os especialistas desta disciplina procuram conhecer as necessidades dos consumidores e a partir disso criam determinado produto. Neste sentido, a mercadologia é um conjunto de processos que tem como objetivo transmitir uma ideia aos potenciais consumidores. Por este motivo, o conceito mercadologia é utilizado como sinônimo de marketing.

Do ponto de vista social, a mercadologia cumpre uma função específica principalmente em relação à melhoria da qualidade de vida dos consumidores. A partir da perspectiva empresarial, a mercadologia é a arte de vender de um produto. Já na ótica dos indivíduos, procura compreender as necessidades do cliente individual.

Variantes da mercadologia

Em primeiro lugar, esta disciplina está orientada à oferta de certos produtos ou serviços que são mais ou menos necessários. Si pensamos, por exemplo, em um restaurante de comida rápida o cliente consome um produto e ao mesmo tempo um serviço.

A mercadologia está focada na promoção de eventos: feiras comerciais, aniversários, espetáculos artísticos, eventos esportivos, entre outros.

Uma empresa pode criar e comercializar experiências, por exemplo, alguns estabelecimentos de comidas apresentam uma oferta de música ao vivo.

O mundo dos famosos também possui uma conexão com as estratégias de mercadologia. Todas as estrelas do cinema ou do esporte costumam ter um representante que trata da de sua imagem como um elemento chave para a rentabilidade econômica de sua atividade.

Uma cidade pode recorrer a um técnico em mercadologia com o fim de promover o turismo e a atividade econômica em geral.

Princípios gerais

Os especialistas em mercadologia sabem que esta disciplina é o motor de um negócio. Entretanto, os meios de promoção tradicionais (rádio, televisão e imprensa) estão sendo substituídos por outros (por exemplo, as redes sociais). Outro aspecto a ser considerado é o papel da internet na promoção de um negócio, pois uma parte significativa dos consumidores visita uma página web antes de visitar o local correspondente.

O aspecto emocional tem um papel relevante, já que na maioria das vezes compramos produtos que despertam nossas emoções. Por último, diante da grande quantidade de competidores em um mesmo setor é importante estabelecer elementos diferenciados para chamar a atenção dos consumidores.

Imagem: iStock. opolja

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: