Mentoring - Conceito, o que é, Significado

O mundo da empresa muda constantemente e nos últimos anos surgiu um novo conceito: o mentoring. Consiste em uma pessoa com experiência empresarial que oferece sua colaboração à outra (normalmente a alguém com pouca experiência), assim, seu objetivo é beneficiar o próximo através do seu conhecimento e experiência. Deve-se levar em conta que o mentor é precisamente aquele que ajuda o outro.

O mentoring é uma prática iniciada em algumas empresas

Alguém que está começando sua carreira profissional (um aprendiz) e recebe orientação por parte de quem já acumulou experiência e qualidade ao longo dos anos. Esta relação é estabelecida sempre entre dois indivíduos: um aprendiz que tem um perfil de iniciativa pessoal e potencial dentro de uma entidade; e o mentor que tem tende a compartilhar a experiência de sua trajetória.

A finalidade desta estratégia é otimizar os recursos humanos de uma empresa colocando em contato dois profissionais: um que ensina o que sabe e o outro que está disposto a aprender. Um mecanismo similar e com algumas semelhanças é o que ocorre em outro processo, o coaching.

O mentoring está na moda, mas é uma prática muito antiga

Historicamente, todo professor sempre ajudou um novato a desenvolver sua carreira profissional.

Para que o mentoring seja eficaz, algumas empresas estabelecem um programa com duas tendências. Na primeira, o aprendiz realiza um plano do seu desenvolvimento pessoal, ou seja, daquilo que gostaria de conseguir profissionalmente num futuro e para isso estabelece uma série de objetivos. No segundo aspecto do programa, o mentor deve supervisionar o trabalho do aprendiz. A ideia é criar uma relação mútua enriquecedora, em termos empresariais é usado o termo de feedback.

Em certas ocasiões, este processo ensino-aprendizagem é registrado através de um documento: o contrato de mentoring. Sua finalidade consiste em fazer com que as duas partes saibam claramente o seu papel e o que se pode esperar do outro. O contrato de mentoring é realizado também para formalizar o compromisso dos dois participantes e assim evitar falsas expectativas.

Como tantas outras realidades, o mentoring tem sua origem na antiguidade, de maneira mais específica, na mitologia grega. O mentor é um personagem da Odisseia de Homero, especialmente o amigo de Ulisses, encarregado pela educação do seu filho Telêmaco.

Imagem: iStock. BraunS

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: