Memória ROM - Conceito, o que é, Significado

Memoria-ROMChamamos de memória ROM a um tipo de memória presente em computadores e outros dispositivos e que se caracteriza pelo fato de não poder ser escrita. Na verdade, a memória ROM foi desenvolvida somente para ser lida, embora haja variantes que possibilitem uma nova escrita de forma extraordinária, em geral o uso da memória ROM se mantém como único para ser lido. O motivo de ter uma memória com estas características é o fato de que um computador e outros dispositivos necessitam de um programa inicial ao ser ligado, um “primeiro passo” para todo o sistema. Este “ponto de inicio” ou conjunto de processos iniciais é encontrado na memória ROM, onde são lidos para executar suas instruções de modo automático no momento de ligar.

A memória ROM está presente em um computador na chamada placa mãe. Ela guarda importante informação do equipamento em seu interior, além de ter as instruções de reconhecimento dos diversos periféricos associados. Como mencionado anteriormente, quando um computador é ligado, esta informação começa a ser utilizada e executa diversos programas ali hospedados. Se houver defeito por qualquer motivo, o computador fica incapaz de funcionar. Este tipo de estrutura possui vários anos e ainda segue em vigência, circunstância que de alguma forma coloca em evidência sua utilidade. No entanto, existem especulações que dão lugar a um possível fim da utilização desta memória em favor de outras variantes.

Como sugerido, é possível eliminar a informação contida na memória ROM através de um procedimento especial. Em realidade, ele substitui o conteúdo por um novo que costuma proceder do fabricante do dispositivo em questão, ou seja, serve fundamentalmente para realizar atualizações. Este tipo de processo tem facilitado muito nos últimos anos a fim de evitar uma tremenda falha que coloque em perigo a vida do equipamento.

O uso da memória da ROM já possui mais de quarenta anos e isso demonstra sua importância. Com o passar do tempo tem sofrido mudanças para adaptar às necessidades atuais, mas seu uso continua estendendo-se por mais tempo. Como muitas das características dos computadores, foi uma implementação que devido a sua efetividade teve e terá um longo período de vida.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: