Meios de Comunicação - Conceito, o que é, Significado

Meios-de-ComunicacaoEntende-se por meio de comunicação o sistema que permite colocar as pessoas em contato. Entretanto, na linguagem cotidiana a ideia de meio de comunicação é aplicada exclusivamente aos meios ou dispositivos tecnológicos que permitem transmitir uma informação a um número elevado de pessoas, tais como a imprensa, a rádio, a televisão ou o correio tradicional. Por este motivo, fala-se dos meios de comunicação de massa.

Os meios de comunicação como fenômeno social

A vida em sociedade sem os meios de comunicação seria possível, embora fosse difícil imaginar como poderíamos viver sem o correio eletrônico, as redes sociais, a imprensa e a televisão.

Os meios de comunicação em seu conjunto cumprem basicamente uma função geral: que a sociedade disponha de informação para seus próprios interesses (para ter uma opinião formada, para o lazer ou para o consumo).

Pode-se dizer que há duas caras nos meios de comunicação. A primeira é positiva, pois permite que a cidadania tenha a sua disposição uma informação valiosa e útil para tomar suas próprias decisões. No entanto, os meios de comunicação têm a possibilidade de exercer um poder que nem sempre é digno, tais como a manipulação informativa, a propaganda ou os interesses ocultos que fazem parte da sua própria natureza e o caráter da humanidade em geral.

A meia comunicação tem mudado nossa realidade como seres humanos

Agora podemos conhecer perfeitamente uma guerra, saber o que acontece em qualquer parte do mundo e trocar informação de maneira imediata com o simples movimento de apertar um botão ou dar um clic no computador. Embora estejamos acostumados a tudo isso não deixa de ser uma autêntica revolução tecnológica e social.

Todos os meios de comunicação têm sua própria evolução e desenvolvimento. Neste sentido alguns deles ficaram obsoletos ou se encontram em vias de extinção, por exemplo, o fax e o telégrafo. A maioria deles muda e cresce em grande velocidade (vamos pensar na televisão de hoje que não tem nada a ver com a que havia décadas atrás). De qualquer forma a grande revolução nos meios de comunicação surgiu com a internet, esta que permitiu através dos computadores pessoais termos a nossa disposição outros meios de comunicação de maneira integrada como a imprensa, a rádio e a televisão.

Quando pensamos nos meios de comunicação não podemos deixar de lembrar as inúmeras repercussões sociais. Para ilustrar esta ideia podemos destacar o mundo da educação, na qual os livros e as lousas tradicionais estão sendo substituídas por vídeos tutoriais, podcast e outras ferramentas que surgiram dos mais recentes meios de comunicação.

Foto: iStock, Danil Melekhin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: