Meio ambiente - Conceito, o que é, Significado

Meio-ambiente

Denomina-se meio ambiente ao entorno que rodeia os seres vivos. O termo se refere às circunstâncias naturais ou exclusivas da existência humana. Assim, o meio ambiente se refere à flora, fauna, geologia, clima ou situações socioeconômicas que afetam a existência das pessoas. Isto pode ser visto como um sistema que vincula estas variáveis de tal forma que repercute nas demais.

Entende-se por flora ao conjunto de espécies vegetais desenvolvidas em uma determinada zona geográfica. Ela pode ser nativa ou cultivada pelo trabalho do homem. É de vital importância considerando o impacto que pode causar na atividade humana, de modo que pode oferecer diferentes recursos econômicos.

Por outro lado, a fauna se refere ao conjunto de espécies animais de uma determinada zona geográfica. Ela está intimamente ligada aos fatores bióticos e abióticos, ou seja, a fatores sem vida, mas que possibilitam sua existência (água, luz, temperatura) e a fatores representados por diferentes seres vivos. Da mesma forma que a flora, a fauna pode ser nativa ou introduzida pelo homem.

Do ponto de vista geológico, é importante considerar a composição química da terra, na qual um determinado ambiente é desenvolvido. Esta configuração tem impacto no desenvolvimento das espécies vegetais e indiretamente nos animais.

Quanto ao clima, é importante fazer a medição das chuvas que pode desencadear periodicamente dentro das áreas, como também conhecer as temperaturas, as amplitudes térmicas, etc. A abundância ou a escassez de vida está estreitamente relacionada a estas circunstâncias, bem como com as mudanças climáticas que podem acontecer devido à ordem natural ou a mão do homem que tem influência significativa sobre o meio ambiente.

Finalmente, quando se trata de assuntos humanos, o meio ambiente geralmente se refere a circunstâncias econômicas, culturais, sociais ou educacionais dos indivíduos. Assim como o meio ambiente natural tem influência para um animal e por vezes é influenciado por ele, o meio ambiente concebido com circunstâncias socioeconômicas tem influência sobre cada pessoa, e por sua vez, pode mudar ou ver-se afetado.

O estudo do meio ambiente deve ser realizado sob a forma de sistema, ou seja, como um conjunto de variáveis interligadas. Isto permite uma compreensão mais abrangente e que leva a leituras mais interessantes e frutíferas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: