Maturação - Conceito, o que é, Significado

O ser humano, as frutas, as ideias e o pulmão são elementos totalmente diferentes. Entretanto, todos eles têm algo em comum, podem amadurecer, ou seja, desenvolver-se. Assim, o processo de desenvolvimento que atinge certos elementos ou realidades é conhecido como maturação.

Como amadurecemos como indivíduos

Do ponto de vista fisiológico o ser humano muda constantemente. Quando uma criança deixa a infância e entra na adolescência, ela ainda não está totalmente formada, por isso dizemos que está começando a amadurecer. Seu amadurecimento ou maturação como indivíduo depende do crescimento físico, assim como dos fatores sociais e emocionais. Amadurecemos graças às expectativas, aos erros e ao processo de aprendizagem. Normalmente, considera-se que uma pessoa não é madura quando ainda tem ideias infantis ou atitudes impróprias na idade adulta.

As ideias também amadurecem

Quando temos de imediato uma ideia para realizar um projeto empresarial, esta ideia requer um processo de maturação. Isto significa que devemos pensar cuidadosamente nos prós e contras e em todos os aspectos relacionados à ideia original. Na maturação de uma ideia empresarial, deve-se conhecer o meio econômico, a concorrência e a tecnologia. Não amadurecer uma ideia seria um risco excessivo e isso, provavelmente, poderia resultar em algum erro.

A maturação das frutas

Uma fruta amadurece de maneira natural, mas também pode ser maturada por um processo químico. O processo de maturação da fruta começa com um aumento em sua produção de etileno, composto químico simples realizado pela intervenção do carbono e do hidrogênio. A partir deste componente se ativa uma reação em cadeia de processos químicos fazendo com que a fruta amadureça.

A maturação pulmonar

Quando um embrião tem quatro semanas de vida começa amadurecer os pulmões. Este lento processo pelo qual passa o crescimento dos pulmões é realizado por uma substância encontrada no próprio pulmão: o surfactante. Este elemento reveste os alvéolos e faz com que os mesmos se mantenham abertos para favorecer a respiração pulmonar.

O processo biológico de maturação pulmonar permite que as pessoas possam respirar com normalidade ao nascer. Em alguns casos de bebês prematuros, os problemas respiratórios provêm de uma deficiente maturação pulmonar.

Imagem: Fotolia - Aaron Amat

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: