Matéria-Prima - Conceito, o que é, Significado

Materia-PrimaAtravés da natureza o ser humano pode encontrar uma “grande fábrica” de elementos para seu consumo e sua vida cotidiana. Estes elementos consistem nas matérias-primas. Assim, pode-se dizer que a matéria-prima é tudo aquilo que pode ser extraído da própria natureza e que após um processo de transformação se torna um produto.

Quando adquirimos um bem de consumo vale a pena perguntar sobre a origem da matéria-prima. Em outras palavras, tudo aquilo que nos rodeia é extraído de quatro modalidades de matérias-primas: os minerais, animais, vegetais e fósseis.

Matérias-primas minerais

O setor de mineração obtém as matérias-primas básicas como carvão, grafite, fero e o mármore. Cada uma delas tem seu próprio processo de extração e transformação. Neste sentido, vale a pena recordar que os períodos do mundo antigo eram divididos em metais: primeiro surgiu a idade do cobre, depois do bronze e finalmente o ferro.

Animais

Os animais proporcionam matérias-primas fundamentais como a pele, a lã, o coro e a carne. A partir do Neolítico o homem aprendeu a domesticar os animais e desta maneira pôde utilizar os recursos que obtinha para algum fim, por exemplo, na alimentação, no transporte e no vestuário.

Vegetais

As bolas manipuladas pelos maias eram feitas de borracha, uma resina obtida da seiva das árvores e que atualmente é usada para fabricar pneus, solas de sapatos, artigos de esporte e roupas em geral. Este exemplo nos serve para lembrar que o mundo vegetal é uma fonte inacabável de matérias-primas (algodão, madeira, linho, óleo, cânhamo, etc.).

Matérias-primas fósseis

Uma parte significativa dos combustíveis utilizados é de origem fóssil. Os fósseis provêm de organismos vivos e plantas que se formaram num passado mais remoto. Por exemplo, o carvão se formou há milhares de anos e na atualidade proporciona mais de 20% da energia consumida pelo mundo.

Outros aspectos

Cada matéria-prima tem sua história por ser descoberta em determinado lugar e período, com o passar do tempo desenvolveu sua própria trajetória. Por outro lado, do ponto de vista empresarial é necessário calcular o custo da matéria-prima. Não se pode esquecer que existe um mercado de bolsa das matérias-primas com a qual alguns investidores compram e vendem ações de empresas que se dedicam à extração de produtos como o ouro, a prata e os metais destinados à indústria.

Foto: iStock, Oleh_Slobodeniuk

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: