Matéria Orgânica - Conceito, o que é, Significado

Materia-OrganicaA matéria orgânica é a formação de elementos baseados em carbono e onde se observa a presença de hidrogênio. Não é qualquer composto que tenha carbono que deve ser considerado como um composto orgânico. Este tipo de material recebeu o nome de “orgânico” pelo fato de que no século XIX se acreditava que apenas podiam ser sintetizados por organismos vivos.

Dentro dos seres vivos podemos encontrar diferentes variações de matéria orgânica. Assim, por exemplo, podemos encontrar os carboidratos, compostos de carbono, oxigênio e hidrogênio. No reino vegetal são apresentados sob a forma de celulose, alginato, amido e frutose, enquanto que no reino animal se encontram sob a forma de glicogênio e glicose.

Também se referem aos lipídeos, compostos por carbono, hidrogênio e em menor proporção por hidrogênio. São insolúveis em água e capaz de ser dissolvidos por solventes como o benzeno. Os lipídeos servem como forma de poupar energia para os seres vivos.

Em relação aos ácidos nucleicos, estes são formados por carbono, fosfato, hidrogênio e oxigênio. São responsáveis por armazenar informação genética dos seres vivos, bem como por sua transmissão. O DNA e RNA são os tipos básicos existentes.

Outra variante presente nos seres vivos são as proteínas. Elas são basicamente cadeias lineares de aminoácidos que tem grande importância para o desenvolvimento da vida. Assim, muitos hormônios, anticorpos e enzimas do corpo são proteínas. No sangue, por exemplo, a hemoglobina é responsável de realizar o transporte do oxigênio; é aquela que dá a cor vermelha característica ao fluído.

Finalmente, podemos referir às denominadas moléculas pequenas, compostos orgânicos que aparecem em baixa proporção nos seres vivos sem que prejudiquem sua importância. Assim, entre elas, podemos nomear a progesterona e a testosterona.

Até aqui, uma breve descrição de diversas variantes de matéria orgânica que os seres vivos produzem. No entanto, podemos encontrar diferentes substâncias que são compostas de matéria orgânica e cuja formação não ocorre no interior dos seres vivos. Assim, por exemplo, o petróleo apresenta uma mistura de compostos orgânicos como os hidrocarbonetos. Neste caso, embora sua formação fosse independente de um processo realizado por seres vivos, considera-se que os seres orgânicos proporcionam o material primitivo após a experimentação de alterações químicas devido ao calor e a pressão da crosta terrestre.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: