Marco Conceitual - Conceito, o que é, Significado

Qualquer investigação rigorosa sobre um assunto requer uma sistematização e estruturação de alguns conceitos básicos. Não devemos conhecer apenas aquilo que se quer pesquisar, mas sim é necessário conhecer as hipóteses, os métodos e as teorias já existentes sobre o objeto de estudo. Neste sentido, o marco conceitual se refere a uma ordem coerente de todos os aspectos que fazem parte de uma investigação.

Esclarecimento de alguns conceitos

Quando se pesquisa um assunto com critérios científicos é necessário que o pesquisador tenha uma estratégia lógica e racional com aquilo que vai investigar. Qualquer estudo deve partir de um marco de investigação geral e que se enquadre dentro de determinada teoria científica, assim, toda teoria é apesar da redundância, uma base teórica ou um conjunto de ideias relacionadas entre si de forma coerente.

Dentro dessa base teórica como ideia geral há um caminho a seguir, ou seja, uma estratégia determinada e este caminho ou estratégia é o marco conceitual. Em outras palavras, o marco conceitual é o procedimento específico de uma investigação dentro de uma base teórica (em certas ocasiões o marco referencial é utilizado como um conceito equivalente ao marco conceitual).

O caminho em uma investigação e o papel do marco conceitual

Vamos imaginar que um historiador resolve estudar um período da história recente de seu país. A primeira coisa a ser feita é conhecer os estudos já realizados sobre o tema em questão, investigar o que é importante, pois pode servir como orientação e fontes bibliográficas.

Seguidamente, o investigador deve conhecer as bases teóricas gerais que se enquadram no tema escolhido (as bases teóricas de uma investigação devem localizar o objeto de estudo e estabelecer uma relação entre a teoria e o que se estuda). Por último, no marco conceitual o investigador estabelece de maneira ordenada os termos básicos que orientam seu estudo (não se pode confundir conceito de marco conceitual com glossário explicativo).

Deve-se especificar que um marco conceitual normalmente é registrado num mapa explicativo ou num esquema onde as ideias principais se relacionam entre si. Desta maneira se tem uma visão condensada da própria investigação e dos seus elementos essenciais.

O marco conceitual é uma ferramenta teórica que permite ao investigador projetar sua estratégia de maneira conjunta e coerente. Paralelamente, o marco conceitual transmitido num esquema permite que o observador tenha uma concepção global de um assunto.

Imagem: Fotolia - auremar

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: