Mapa Político - Conceito, o que é, Significado

O mapa é a representação de um território determinado. A disciplina que estuda os mapas e sua representação gráfica é conhecida como cartografia. Embora a ideia cartográfica de mapa possa ser entendida em muitos sentidos, do ponto de vista da geografia existem duas modalidades de mapas: os físicos e os políticos.

O que contém um mapa político?

Em primeiro lugar, deve-se destacar que todos os mapas são feitos em determinada escala. Os mapas políticos são aqueles que indicam a divisão administrativa dos territórios e que se realizam através de uma diferenciação de cores. Assim, em um mapa político mundial, cada país é representado por uma cor e as linhas que formam o território são suas fronteiras políticas. Em muitos casos, as fronteiras nacionais estão relacionadas aos acidentes geográficos da natureza.

Em um mapa político é possível visualizar o contorno de um país e compreender os limites de sua soberania política, assim como as relações de vizinhança entre os países que fazem fronteira. Por outro lado, os mapas políticos incluem a divisão administrativa das nações, por exemplo, em regiões autônomas, províncias ou departamentos.

As principais cidades são marcadas com um ponto e a capital aparece com um ponto maior. Em alguns casos, estes mapas apresentam informações complementares como as principais rodovias ou portos. A informação geográfica também pode aparecer nos mapas políticos, mas sempre em segundo plano.

Para que serve um mapa político?

Sua principal finalidade é formativa e educativa, uma vez que os mapas políticos são estudados em matérias como geografia e história. A geografia de um país condiciona sua situação política, pois ambas as áreas de conhecimento (geografia e política) precisam dos mapas como ferramentas. Desta forma, para entender um mapa político é necessário familiarizar-se com o mapa físico ou geográfico correspondente.

O estudo de um mapa político permite entender a situação geopolítica de um país, ou seja, de que maneira um país se projeta no mundo. Deve-se lembrar de que a história das nações está condicionada por sua localização geográfica e por suas fronteiras políticas.

Por último, a comparação dos mapas políticos com os outros mapas (por exemplo, os geológicos, climáticos ou topográficos) facilita o entendimento global de um país.

Imagem: Fotolia - Rawpixel

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: