Luz - Conceito, o que é, Significado

LuzDenomina-se luz ao fenômeno físico que possibilita a visão no homem. A luz se propaga em diversas velocidades dependendo do meio que se encontra, embora estas diferenças sejam menores. No vácuo atinge a velocidade de trezentos quilômetros por segundo. A luz é em boa parte a responsável pela vida no planeta Terra. Na verdade, graças a ela e ao calor que atinge a Terra foi possível o desenvolvimento da vida primitiva até a atualidade; desta forma, a luz solar é utilizada pelas plantas para produzir seu alimento e dar início à cadeia alimentar.

Todas as cores observadas no mundo são uma combinação de nossa capacidade ótica com o efeito que a luz produz sobre os objetos. Na verdade, cada objeto existente participa das ondas de luz e reflete sobre as outras. Este tipo de situação é captado pela visão, que envia os sinais ao cérebro para ser interpretados. No caso do daltonismo, esta capacidade é limitada e as pessoas que sofrem deste mal não são capazes de distinguir todas as cores. No entanto, apesar destas anomalias, a luz causa certo impacto sobre os objetos e isso possibilita a visão normal por parte dos daltônicos.

A luz é um dos elementos muito importantes da física. De fato, para a teoria da relatividade, a velocidade da luz é a maior que um corpo pode atingir no universo. Este tipo de observação foi revolucionário para a época, como também foi a relação estabelecida entre a massa de um objeto e a velocidade da luz.

Como foi destacado, a luz solar é a principal causa da produção de alimentos por parte das plantas através da fotossíntese. Assim, a luz funciona como uma fonte de energia que a planta aproveita. Esta circunstância gera o oxigênio que funciona como resíduo deste processo. Na verdade, se considerarmos que a atmosfera terrestre aumentou sua proporção de oxigênio graças às plantas e seus processos, pode-se dizer que isso foi possível graças à luz solar.

Embora a luz tenha uma velocidade exorbitante, foram realizadas diversas experiências com a finalidade de saber se podia haver um limite a ser considerado. Os resultados foram surpreendentes, existindo na atualidade uma equipe de cientistas que conseguiram pará-la por um minuto, circunstância que pode ser muito útil em futuras aplicações técnicas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: