Luta Interior - Conceito, o que é, Significado

O pensamento racional se encontra diante de duas situações: a certeza ou a dúvida. Quando temos uma dúvida é porque há elementos que provocam certa incerteza, podendo chegar a uma discussão pessoal profunda, também conhecida como luta interior.

A ideia de luta interior envolve dois elementos ou duas forças opostas e assim nossa mente se encontra no meio. Esta luta interior volta para si mesmo, para com quem dialoga, discute ou justifica através da sua consciência. O debate não é apenas de caráter racional, uma vez que também entram em jogo nossas emoções.

Cada luta interior é estritamente pessoal e não há uma descrição válida para cada indivíduo

No entanto, é possível citar alguns traços comuns na maioria dos casos. Por um lado, há uma divisão entre o que queremos fazer e o que devíamos fazer (entre o sentimento e a razão). É normal que a luta interiro seja influenciada por elementos externos (por exemplo, a opinião dos outros). Há também um aspecto contraditório no conflito interior, pois as avaliações a favor ou contra estão geralmente equilibradas. Ao mesmo tempo, toda luta interior dever ser resolvida de alguma maneira (com uma decisão particular) porque há a possibilidade de manter permanente a dúvida.

Em maior ou menor medida, todas as pessoas já tiveram alguma luta interior. Os adolescentes tem que decidir sobre seu futuro e é inevitável que tenham um confronto de ideias e interesse em suas mentes. Na área religiosa também existe este tipo de luta (o compromisso de servir a Deus pode entrar em contradição com outras inclinações individuais).

A religião cristã reconhece a existência de uma luta interior como algo normal de qualquer fiel

É uma “ameaça” permanente e o bom cristão deve encará-la, pois no fundo sabe que Deus vai lhe ajudar a vencer esta batalha.

Do ponto de vista moral, há uma pergunta que todos já se questionaram alguma vez: “O que devo fazer?”. Esta questão leva implícito um componente de luta, em outras palavras, há um conflito pessoal diante de um acontecimento que não nos deixa indiferente (por exemplo, durante um conflito, o soldado recebe uma ordem para matar).

A luta interior não é aplicada a uma simples dúvida (fazer isto ou aquilo). É algo mais profundo e vai acompanhado de sofrimento e aflição. Pode-se dizer que algo se quebra em nosso espírito e esta ruptura gera um enfrentamento: uma luta.

Imagem: iStock. IG_Royal

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: