Logotipo - Conceito, o que é, Significado

LogotipoO logotipo é um gráfico ou uma expressão tipográfica utilizada em uma instituição, empresa ou movimento. A nível comercial, a utilização de um logotipo determina que o público reconheça rapidamente a empresa em questão, circunstância de grande importância e que demonstra o prestigio da mesma. Ele ajuda na publicidade e deve ser reproduzido em outros meios de comunicação para causar grande impacto e de fácil lembrança.

A Coca-Cola é um claro exemplo de como funciona um logotipo a nível comercial. Sua tipografia pode ser reconhecida em todo o mundo e seu produto é identificado independente do idioma ou da cultura. Assim mesmo é possível observar o produto e consequentemente sua marca em lugares remotos e distantes da mesma forma que nos principais centros.

Esta circunstância explica a importância que um logotipo representa na economia global, e por onde um bem produzido em grande escala pode ganhar diversos mercados. Na verdade, o surgimento de expressões gráficas para identificar uma marca teve início quando o capitalismo mostrou grande desenvolvimento e começou uma mudança na face da sociedade: a denominada revolução industrial. Neste momento de turbulência, dar uma identificação rápida à produção mostrou ser uma necessidade. Posteriormente, no início do século XX, com a chegada da arte, mais parecida com uma mudança social e que logo deu lugar às vanguardas, o logotipo foi estabelecido como um conceito que até hoje persiste: o da simplificação de uma ideia, de impacto, de simplicidade; no futuro é totalmente esperado que esta tendência se mantenha firme.

Atualmente, qualquer empresa que tenha uma projeção sólida de negócios possui interesse na construção de uma marca, tornando o logotipo como um objetivo a buscar. É claro que, seu objetivo está em empresas de grande ou médio porte, mas é cada vez mais comum observar este tipo de tendência em pequenos empreendimentos. Assim, o desenvolvimento do design gráfico se torna cada vez mais evidente.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: