Ligação - Conceito, o que é, Significado

LigacaoDenomina-se ligação a todos os elementos que servem como fator de união entre os outros. Assim, o termo pode explicar diversas circunstâncias dependendo do contexto utilizado. Normalmente, a ligação articula os elementos de tal forma que as partes se juntem. Outra maneira de referir ao vínculo é sob a expressão “contatos” à medida que serve como ponto de intermediação entre os elementos.

Um dos usos mais comuns para o termo se refere ao plano da gramática. Assim, a ligação constitui palavras que servem de união entre diferentes estruturas sintáticas. Desta forma, por exemplo, o termo “e” serve para combinar substantivos que funcionam como núcleos de uma construção nominal, ou verbos que seriam núcleos de um predicado. Além disso, existem outras ligações gramaticais que geram subordinação entre estruturas, típico caso em modificadores indiretos de um determinado substantivo. Então, este tipo de elemento presente na língua pode ser agrupado como ligações coordenadas ou subordinadas. Sem este tipo de ligação seria impossível criar frases articuladas e por isso é fundamental seu estudo.

Em alguns casos, as articulações presentes no corpo humano também apresentam ligações de naturezas distintas. Assim, por exemplo, a rótula serve de ligação entre a perna e o músculo; da mesma forma que o tornozelo tem três ossos que servem de ligação entre a perna e o pé. Este tipo de ligação é fundamental para garantir a mobilidade no corpo.

O termo ligação também é utilizado com frequência para representar diferentes processos sociais. Assim, pode-se dizer que um determinado grupo tem ligação com o outro, que determinada economia regional tem ligação com certo circuito econômico, e quando uma pessoa tem vários contatos em uma determinada área se destaca a ligação que tem com os mesmos. Neste sentido, a ligação é uma expressão ampla e genérica.

Para finalizar, existem ligações que são fundamentais na hora de considerar a vida humana e são elas que se estabelecem entre os neurônios. Este tipo de situação é complexo de estudar profundamente, porém é interessante. Os neurônios do homem são ligações que criam novas possibilidades de conhecimento, memória, habilidades, etc. Neste sentido, a expressão que explica este fenômeno se chama ligação neural.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: