Libertinagem - Conceito, o que é, Significado

LibertinagemA palavra libertinagem se refere ao uso indevido da liberdade e que estabelece o menosprezo à liberdade alheia. A libertinagem pode ser manifestada de diversas formas, mas sempre está relacionada com o uso da liberdade ao contrário dos princípios morais básicos. Uma vez que nossa sociedade valoriza a liberdade como uma das principais características do homem, em alguns momentos e por causa de certas atitudes se cai no erro de justificar qualquer tipo de ato que carece de uma valorização do outro. Esta circunstância acontece pela falta de informação sobre a liberdade e suas consequências, responsabilidades e importância de seu uso.

A liberdade é uma condição que o homem pode orientar sua vontade para realizar uma ação independente das circunstâncias externas. Este tipo de faculdade garante a autonomia de seu entorno. No entanto, a liberdade do homem não é absoluta, não pode ser realizado tudo o que se deseja, muitas vezes necessita do outro para ampliar o horizonte de possibilidades. O homem é um ser social e pode-se dizer que esta característica é uma qualidade inata. Quando se faz mau uso da liberdade ocorre a libertinagem e assim seus atos podem afetar negativamente o próximo. A partir desta perspectiva pode-se dizer que a libertinagem se atenta contra a própria natureza humana.

Entretanto, como já foi mencionado, existe um erro de valorização que se faz hoje da liberdade. Esta valorização é justa enquanto está dentro de seus limites, isto é, valorizar o respeito ao próximo. Fazer o contrário significa desmoralizar o outro como também a si mesmo, pelo simples fato de violar a condição inata que possui.

Em algumas ocasiões, explicar o ato de libertinagem é bastante simples pelo fato de violar as leis ou porque o dano causado pode ser significativo. No entanto, em outras ocasiões é onde as consequências são mínimas e difíceis de demonstrar, o ato pode ser clandestino, circunstância que também deve ser considerada.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: