Lealdade - Conceito, o que é, Significado

Lealdade

Lealdade é um bem apreciado na medida em que se estabelece uma relação de confiança. A lealdade é considerada a partir de diversos pontos de vista, algumas como relações de natureza institucional. Alguns filósofos, devido ao alto grau de estima, a consideram como a semente de todas as virtudes.

É interessante lembrar que a lealdade tem uma longa tradição de natureza religiosa. De fato, se olharmos para o judaísmo e o cristianismo, percebemos que ela tem uma enorme importância no que diz respeito ao tratamento com Deus. Assim, a entrega no Monte Sinai das tábuas da lei deposita fidelidade ao povo. No entanto, em contrapartida, é constante a infidelidade por parte deles. Tanto o antigo como o Novo Testamento nos mostra que apesar da deslealdade do homem, Deus é sempre fiel às suas promessas, satisfeito, apesar do fato de que a outra parte não cumpre com o prometido.

Em um relacionamento de casal, a lealdade consiste na ausência de uma vida dupla do ponto de vista sexual. Isso implica em questões emocionais com o objetivo de um projeto em particular; neste sentido, a lealdade é também uma preocupação para o bem-estar da outra pessoa em todos os sentidos, compartilhando tanto os momentos difíceis como os prósperos.

Do ponto de vista comercial, a lealdade é refletida no cumprimento de um contrato assinado por ambas às partes. Se uma delas não consegue cumpri-la, pode-se recorrer à justiça para reparação. Também é considerada com transparência no que diz respeito ao conhecimento de todas as condições dos serviços que podem ser contratados.

Do ponto de vista político, a lealdade consiste no cumprimento dos acordos estabelecidos pelos partidos. Em nível internacional, no que se refere à interação entre países, a lealdade é testada quando os tratados são cumpridos e os acordos assinados com objetivos diferentes, sejam eles econômicos, territoriais, de denúncia, etc.

Como se vê, a lealdade é um valor muito importante e está relacionada com muitas das ações e circunstâncias do dia a dia que nos envolvem. Mas, se não for guardada terá consequências sem dúvidas no que se refere à confiança.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: