Laptop - Conceito, o que é, Significado

LaptopO termo laptop se refere a um computador compacto e capaz de ser transportado devido a seu peso leve. Um laptop tem as mesmas capacidades que podem ser observadas em um computador de mesa com o adicional de ter uma autonomia razoável em consequência do uso de uma bateria. No passado, os laptops foram um produto caro, sendo relegados pelos computadores de mesa no trabalho do dia a dia. No entanto, com o passar do tempo, esta circunstância foi mudando devido ao fato de que seu preço foi ficando cada vez menor. Na atualidade o laptop tem um preço aproximado de um computador de mesa, sendo utilizado em todo tipo de atividades, tanto domésticas como corporativas.

Os elementos que compõem um laptop são os mesmos encontrados em um computador de mesa comum. Assim, temos um processador, memória, tela, disco rígido, placa mãe, etc. Todos estes elementos estão dispostos de uma maneira que ocupam pouco espaço. Neste sentido, o trabalho conseguido tem sido eficaz, possibilitando que os laptops tenham cada vez menos peso. Dada à possibilidade de reduzir continuamente o tamanho dos componentes, também existe hoje outra categoria de computador portátil denominado ultrabook, uma espécie de laptop com um consumo mais eficiente, menor de tamanho e com menos peso. É esperado que com o passar do tempo este novo tipo de modalidade seja a evolução definitiva de seu irmão mais velho.

Um laptop é especialmente útil na área empresarial, onde é necessário em ocasiões locomover-se e utilizar um computador. Esta circunstância ofereceu a muitas empresas de forma remota a possibilidade de seus empregados trabalharem em casa, situação difícil de acontecer caso não existissem. Na verdade, um laptop apresenta todas as medidas de segurança necessárias de uma empresa, garantindo o cumprimento de determinados protocolos e podendo ser feita uma auditoria. Nestes casos, os laptops utilizados costumam ter um tipo qualidade de construção superior devido a possíveis acidentes.

Os computadores portáteis ou laptops tem significado todo um avanço no que se diz respeito ao aumento de produtividade, à medida que oferecem os mesmos benefícios que um computador de mesa com o adicional de possibilitar o deslocamento de um lado para o outro. No futuro, com certeza, continuarão evoluindo e oferecendo cada vez mais funcionalidades.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: