Lançamento - Conceito, o que é, Significado

LancamentoDenomina-se lançamento ao processo que imprime força a um determinado objeto a fim de impulsioná-lo. O mesmo precisa da vontade humana para ser realizado. Os lançamentos se referem às práticas esportivas, ao arremesso de objetos no espaço, etc. Além disso, existem os lançamentos de eventos ou acontecimentos que antes estavam ausentes, e até mesmo o lançamento de campanhas, produtos, promoções, etc. De modo geral, o lançamento pode ser visto como uma ação humana que causa mudança em uma circunstância anterior ou em um elemento, gerando um novo tipo de situação.

Do ponto de vista físico, um lançamento inicia quando se imprime força a um determinado objeto de maneira voluntária. Esta força pode ser gerada pelo próprio corpo do homem, ou de forma indireta pelo emprego de outros elementos que de modo técnico produzam a força necessária. Assim, por exemplo, uma catapulta precisa de uma alavanca para impulsionar um objeto com certa força e velocidade. O corpo humano também precisa deste impulso para realizar o mesmo processo, sendo que a combinação da interação entre os músculos e os ossos acontece de forma coordenada e natural.

Outra maneira de conseguir um lançamento é através de uma explosão. Assim, por exemplo, um canhão é composto por um cilindro cuja base deposita um explosivo que cospe um projétil ao ser acionado; esta explosão do projétil é tão forte que pode alcançar grandes distâncias. Em alguns casos, este tipo de procedimento pode apresentar algumas variações e elevados graus de precisão, como por exemplo, o lançamento de uma nave espacial que apresenta grande força de explosão para vencer a gravidade e a atração da Terra de modo definitivo.

Este tipo de circunstância apresenta um uso figurado do termo. Neste caso, o lançamento é a criação de um novo estado de coisas gerado pela intervenção voluntária de um sujeito ou de um grupo. Neste sentido, o lançamento é uma expressão que remete a ideia de força a um novo projeto.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: